Aracaju/Se,

domingo, 5 de abril de 2015

A Nudez Perdoada

Artigo pessoal
A nudez perdoada
Clóvis Barbosa

Resultado de imagem para a nudez perdoada
Não, não vou falar da nudez irreal, aquela em que a mulher, depois de editada, retocada, transforma-se numa beleza “perfeita”. Nada de mulher que passa pelo photoshop para se apresentar com uma aparência que não possui no dia a dia. Esse tipo de gente tem medo de mostrar o seu corpo tal como ele é, daí mascará-lo com truques fotográficos. Mas, a vaidade exacerbada não é um privilégio da mulher. É também do homem. Nas eleições de 2010, um candidato majoritário resolveu retocar a sua fotografia oficial. Foi um deus-nos-acuda, porque os seus eleitores teimavam em afirmar que aquele não era o candidato de sua predileção, tal o disparate entre a foto e a realidade. Infelizmente, são pessoas que se escondem atrás de uma máscara, simbolicamente falando, para perpetrarem os seus atrozes comportamentos, sempre a serviço dos seus próprios interesses. Como a massa subordinada a esses grupelhos não pensa, ou tem preguiça de raciocinar, se deixa levar, como cordeiros, para um caminho sem volta. Mas o faz muitas vezes conscientemente, até porque vive das expectativas e das mentiras dos seus líderes. Para essa gandaia, que se aloja cada vez mais em movimentos representativos da sociedade, a peta, o logro e a mentira são as armas que dispõem para enganar seus liderados. Mas nem tudo está perdido, tem uma minoria que reage e é inteiro no exercício de sua atividade público laboral. E para essa minoria o contribuinte tem que se orgulhar, porque sabe que o imposto que ele paga está bem aplicado. Para os outros não, porque são sanguessugas do dinheiro público. Ganham e nada produzem. Quem não se lembra de uma diretora de um grande hospital público de Sergipe que, no fim do ano, ao perceber que os médicos não compareceram ao plantão, deixando os pacientes ao deus-dará, resolveu denunciá-los através de uma Queixa-crime na Delegacia Plantonista? Pobre moça! Foi execrada publicamente pelo órgão corporativista dos médicos, por um delegado de polícia e pela imprensa política do Estado, além de responder hoje a processos criminais e cíveis. E o Brasil não é assim? Quem cumpre com o seu dever é defenestrado de todas as formas.
Resultado de imagem para a mentira
 O festival de incoerências e mediocridade é imenso no nosso dia a dia. E uma categoria que se reúne anualmente para dar nota à atividade de sua profissão? Nota 2 para o governo, gritam em praça pública!  Alto lá, cara pálida, e quem é o responsável pelo exercício de tal desiderato? Não é você? Se a auto-avaliação é feita, qual o correto? Seria justamente assumir a sua incompetência e pedirem demissão. Outra categoria, que tem uma função importante na defesa dos interesses dos menos favorecidos, resolveu tirar uma de xerife da sociedade burguesa. Abandonou os pobres e partiu para defender interesses difusos, como não pagamento de estacionamento em ambiente privado. E aquela outra, que de advogado dos interesses estatais (leia-se, União, Estado e Municípios) passou a processar gestores públicos, aos quais cabia defender enquanto membros do governo. Sim, porque o Estado é um ente abstrato, ele não governa. O ato de governo é outorgado pela vontade popular através do voto, que é a mais expressiva e representativa forma de investidura em cargos públicos. Tem mais e muito mais. Tem até aquela que em momento de pleito por melhoria salarial, desentoca dezenas e dezenas de denúncias graves contra a administração da sua instituição. Atendida a reivindicação, quedam-se inerte ante as denúncias como se nada nunca tivesse ocorrido. E o que é pior, contribui para a desmoralização do seu órgão, sendo, com o decorrer do tempo, vítima do seu próprio veneno. Mas tudo isso é feito porque a gestão pública padece de uma doença, também, da mesma família dos seus algozes: a incompetência. Falta-lhe coragem para enfrentar esses abusos. E numa lógica do absurdo, chegam a pagar salários a quem não trabalha nos períodos de ócio generalizado. Qual é a lei que autoriza a pagar a servidores que não trabalham? Alguém sabe? E os princípios administrativos e constitucionais da legalidade e da moralidade? São letras mortas?
Resultado de imagem para movimento vem pra rua 2013
Por tudo isso, que não deixa de ser tão criminoso como os atos de corrupção, é que o povo foi gritar nas ruas. Num primeiro momento, não permitiram que esses e outros segmentos representativos de grupelhos corporativos e partidários participassem do movimento. Foi uma gritaria desloucada: “Esse filme eu já vi quando Hitler instituiu o nazismo na Alemanha”, gritavam; “quem sabe mobilizar é a gente. Esses meninos não tem experiência”, exacerbavam; “quem já viu movimento de massa sem líder?”, vociferavam. E outras bobagens eram ditas. “Claro! Imagine! Um bando de meninos querendo mobilizar a sociedade!” “Não!, esse campo já tem dono historicamente. As revoluções fomos nós que a fizemos”. “Povo é para aplaudir caladinho e cumprir as nossas determinações”. Quebraram a cara! Ficaram nus, claro, com as máscaras e os photoshops escondendo a sua mediocridade. Mesmo assim, não se intimidaram e partiram para participar mesmo a contragosto do movimento. Isto causou dúvidas aos políticos donatários de mandatos que bastavam ver uma faixa nas passeatas pleiteando qualquer coisa, para acreditarem que aquilo representava a vontade geral, sem perceber que tudo quanto foi demanda foi infiltrada para confundir. Uma PEC que estava com os dias contados para ser aprovada foi fragorosamente rejeitada. Até besteira passou a ser aprovada, como o rótulo de hediondo para o crime de corrupção. Oxente, diria um amigo meu de Itabaiana, e existe crime bom, admirável? Pra mim, todos os crimes são hediondos.
Resultado de imagem para movimento vem pra rua 2013
Já se disse que a hipocrisia é a arte de amordaçar a dignidade. Para Ingenieros, ela faz umedecer os escrúpulos nos homens incapazes de resistir à tentação do mal. Para esse professor, médico, teórico da ciência, sociólogo e psiquiatra, os hipócritas, que não suspeitam o valor das crenças retilíneas, esquivam-se à responsabilidade de suas ações, são audazes na traição e tímidos na lealdade. Assim como os medíocres, a sua nudez é coberta com a roupagem social da mentira. Dessa nudez castigável vai nascer um fuzil com olhos que vai terminar achando-lhe o coração. Prefiro o nu verdadeiro, de mulheres que tem a coragem de exibir as suas estrias e cicatrizes representativas da beleza de uma vida vivida. Para essa nudez, o perdão. 


- Publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, edição de domingo, 7 de julho de 2013, Caderno A-7.
- Postado no Blog Primeira Mão, em 8 de julho de 2013, às 6h6min, site:
http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=5961&t=a-nudez-perdoada
  

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...