Aracaju/Se,

domingo, 20 de setembro de 2015

Mulheres da Antiguidade - Aspásia

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ASPÁSIA

Vicki León
Resultado de imagem para aspásia 
Os atenienses antigos eram como os nova-iorquinos: se você não tivesse nascido lá, podia esquecê-la. Na metade do século V, a.C., as mulheres ousadas mais famosas do mundo fizeram essa dolorosa descoberta. Proveniente de uma boa família em Mileto, a talentosa Aspásia poderia ter sido tudo se tivesse permanecido em sua base natal. Considerada a mais importante das cidades jônicas na Ásia Menor, Mileto estava assentada como uma rainha na costa da região que hoje corresponde à Turquia, sendo ela mesma uma potência militar e colonial. Todavia, como Evita, Aspásia sentiu a atração da Big Apple – que, naqueles tempos, significava Atenas.
 Resultado de imagem para aspásia
Ela veio para a cidade como uma residente estrangeira – uma situação tão criticada naqueles tempos quanto é hoje nos Estados Unidos. Acostumada à liberdade social e intelectual que as mulheres desfrutavam na Jônia, Aspásia tentou viver da mesma maneira em Atenas. Imediatamente, foi rotulada como uma hetera, um termo elástico significando qualquer coisa desde  “companheira-não-sexual” a “prostituta descarada”, dependendo do contexto.
 Resultado de imagem para aspásia
Se Aspásia vendia ou dava de graça, parece ser irrelevante. Ela traficava coisas muito mais perigosas – os atenienses realmente detestavam que uma mulher pudesse usar seu cérebro e perspicácia política para conquistar o respeito e a amizade de Péricles, Sócrates e outros homens instigadores e agitadores. Homens poderosos a procuravam – não para sexo, mas para aconselhamento sobre oratória. Aspásia também não tinha problemas no departamento de qualidades físicas. Péricles, o líder divorciado de Atenas, a adorava. Impossibilitados de se casarem, eles viviam juntos como marido e mulher e tiveram um filho, também batizado de Péricles. Pensando bem, ele a tratava melhor do que uma esposa ateniense era tratada: passando em casa duas vezes por dia para beijá-la, discutindo tudo com ela, desde filosofia até rumores de mercado, e lhe dando respeito, amor e liberdade de movimento durante duas décadas.
 Resultado de imagem para aspásia
Falada, admirada, severamente criticada, imitada e parodiada, Aspásia era singularmente semelhante ao filósofo Sócrates. Ambos tinham a coragem de fazer aquilo que achavam ser certo. Como Sócrates, supostamente Aspásia foi levada a julgamento por sua irreverência. Como ele, ela não tinha qualquer riqueza a não ser o depósito de riquezas de sua mente (o que presumivelmente prova que ela não era uma hetera, já que a maioria delas se dava muito bem na área financeira). Ambos tinham vidas cheias de tragédia e crítica injusta. Por exemplo, Aspásia foi perseguida por “incitar”  a guerra de 430 contra a ilha de Samos – com base no raciocínio de que Mileto e Samos eram inimigos tradicionais. Também existem comparações maldosas de Aspásia com Targélia, uma cortesã de Mileto famosa como agente secreta.
 Resultado de imagem para aspásia
Entre 430 e 427 a.C., uma praga destruiu as entranhas de Atenas, matando um terço de sua população. Aspásia sobreviveu, mas perdeu Péricles, o amor de sua vida. Antes de morrer, seu amado pôde tornar seu filho um cidadão ateniense. O garoto veio a ser general. Foi bom que Aspásia não tenha vivido para ver 406 a.C., quando os atenienses se voltaram contra o segundo Péricles e o mataram.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “ELPINICE”, mulher ateniense que viveu no século V, a.C. Era arrogante, intelectual e elegantemente falida.   

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...