Aracaju/Se,

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Quero-quero

Opinião pessoal

Quero-quero
Clóvis Barbosa
Resultado de imagem para quero-quero ave
A alma é de natureza contemplativa. O nascer do dia desta última terça-feira em Aracaju foi inusitado. Estava no Parque da Sementeira preparando-me para uma corrida leve de 7km. O céu, no parque, e todo lado leste da cidade estava claro anunciando a chegada de um sol radiante. Do lado oeste, o céu estava escuro dando a entender que chuvas torrenciais desabariam na cidade a qualquer momento. De repente, surge à frente do lado oeste, oponente, como mensageiro divino a nos repreender pelas loucuras que cometemos diuturnamente um arco-íris encantador. Não sei, mas falam que logo após o Dilúvio, quando a Arca de Noé chegou ao Monte Ararat, Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra. Como prova, depois de cada chuva apareceria nas nuvens um arco-íris e este seria o símbolo da aliança entre o Senhor e todas as espécies da face da terra. Começo a correr. Depois de 3km ou 19min de corrida, ao seguir pela trilha de barro que vai dar na CCTECA, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei, deparo-me, no campo aberto vizinho à trilha, dois ovos solitários. Fiquei curioso, mas não parei de correr e, mentalmente, procurei encerrar o meu exercício matinal naquele local. Aproximei-me dos dois ovos e, ao chegar a três ou quatro metros, um bando de quero-queros veio em minha direção se esganando em gritos histéricos e alucinantes. Fizeram barreira nos dois ovos como a defendê-los da minha intromissão. Parei estupefato com os gritos repetidos: ‘quero-quero, quero-quero, quero-quero’. Sem conhecer a cultura e o comportamento daquelas aves, não me conformei com o local em que estavam colocados os ovos, no chão, exposto ao sol escaldante, ao sereno, e na possibilidade de serem comidos por uma cobra ou outro animal ou até mesmo serem esmagados por um automóvel ou bicicleta que trafegam no local. Existe uma planta rasteira no local, em forma de palha e gravetos, semelhante ao feno. Recolhi uma boa quantidade para forrar o chão, debaixo de uma árvore, e melhor proteger os ovos das intempéries.
Resultado de imagem para rui barbosa
Dei uma volta e resolvi enfrentar as feras: procurei uma árvore bem próxima do local, fiz uma forragem e aguardei o momento de recolher os ovos e colocá-los na sua nova morada. Deu tudo certo, embora fosse perseguido por três quero-queros, conhecido como a “sentinela dos campos”. À propósito, em 1914, Rui Barbosa, em um dos seus inteligentes discursos, disse sobre a ave: “O chantecler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopéia que o batiza". Dizem que existem quatro subespécies que às vezes são fundidas duas a duas formando duas espécies distintas de quero-quero: a Vanellus cayennensis, que absorve a subespécie lampronotus e Vanellus chilensis, que absorve a subespécie fretensis. No rio Amazonas e no norte do Chile e da Argentina, vivem as do tipo chilensis lampronotus. Como ave nativa ela habita o nordeste e sul do Brasil, além de outras partes do mundo. Procurei estudar o seu modus vivendi e descobri que ela vive em terrenos de baixa altitude, em campos, praias arenosas, várzeas úmidas, brejos, mangues, onde haja predominância de vegetação rasteira. A sua reação contra o meu comportamento explica-se pela intolerância que ela tem com a presença humana. Outra curiosidade é que ela adora campos de futebol. E, por falar em campo de futebol, o Clube Sportivo Sergipe é proprietário do Estádio João Hora de Oliveira, localizado no Bairro Siqueira Campos. Pois bem! Não é que lá residem duas corujas que vivem a atanazar um cão que também mora no Estádio e é responsável pela vigilância do local? A cena, quase sempre no entardecer, enche os olhos de qualquer espectador que assiste o voo rasante das corujas em direção ao cachorro. Este sai em correria tentando inutilmente alcançar as corujas. A camaradagem entre esses animais é inexplicável.
Resultado de imagem para carlos ayres britto
Carlos Britto, o nosso ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, sempre quando faz conferências sobre improbidade e corrupção por esse Brasil afora, gosta de citar o exemplo das garças que habitam nas margens dos rios Poxim e Sergipe, no lodaçal dos mangues ali existentes. Diz ele que embora as garças vivam no lodo e lamaçal, diferentemente dos corruptos, não se sujam e vivem impecavelmente alvas e límpidas. Sou testemunha ocular do modus vivendi dessas aves. Em 2012 passei quase o ano todo remando pelo rio Poxim. Saía dali do Parque dos Cajueiros e sempre gostava de,  logo após o píer, entrar à direita, como se estivesse voltando em direção, digamos, ao restaurante do Miguel. É um canal que cada vez mais encontra-se raso, contudo, na maré cheia, dá para trafegar remando. Ao adentrar pelo canal, parava de remar e ficava apreciando os filhotes de garças que ali habitavam. Os pais saíam em busca de alimentação e só retornavam à tarde. Eles pousavam no barco, a uma certa distância, como quem desconfiados. Era um espetáculo fascinante que só a natureza nos proporciona. E com isso vou aprendendo, como Shakespeare, que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular. 

Retratos da vida
O booker
Resultado de imagem para booker modelos
Desde o seu casamento Nitinha já conhecia a doença do seu marido Graccho. Ele sofria de compulsão sexual. Leu muito sobre o assunto, viajou para São Paulo e Goiás para tratá-lo, mas a vida foi passando e ele continuava o mesmo. Era sexo pelo menos três vezes ao dia. Teve uma época que ela não mais suportando a tara do seu marido, permitiu que ele tivesse amantes. Sim, ela aprendeu com os diversos médicos e com a literatura médica que o comportamento compulsivo em sexo não significava traição, mas um ato sem controle. O problema é que as amantes que surgiram durante os anos que se passaram não suportavam uma semana. Não aguentavam o incontrolável desejo sexual do parceiro. Nitinha foi uma mulher e tanto. Quando ela morreu, ele resolveu se tratar, embora nunca assumisse que o seu caso era de doença, mas de virilidade e masculinidade. Resolveu procurar um especialista na área em São Paulo e, durante o tratamento, melhorou muito seu ímpeto sexual, trocando o sexo a dois pelo individual. A esta altura da vida, Graccho já se encontrava perto dos setenta anos e próximo à aposentadoria compulsória. Era um homem importante, detentor de muito poder em Sergipe. Certo dia, em conversa com um colega, soube que Aníbal, um conhecido de ambos, tinha um booker com as mulheres mais lindas da cidade, em poses sensuais, e sempre dispostas a atender cavalheiros por uma boa remuneração. Ele se despediu do amigo e disse que estava curado e que não lhe interessava mais esse tipo de relacionamento. Na verdade, Graccho, à essa altura, aparentava ter o controle de sua ansiedade, até porque tinha acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além da medicação para diminuição da libido. Mas certo dia, a secretária de Aníbal, anunciou que estava na sala de espera o Comendador Dr. Graccho. – Mande entrar, por favor! Ao adentrar e depois dos salamaleques usuais, Graccho foi logo inquirindo Aníbal. – Cadê o booker? – Que booker! Respondeu. - Não me venha com gracinhas, eu sei que você tem um com as mulheres mais gostosas da cidade. Pronto, a partir desse dia, a vida de Aníbal se transformou num inferno. Eram ameaças de todo o tipo. Aníbal, que possuía o booker de forma bastante discreta, só pensava que Graccho queria a sua coleção de fotos para denunciá-lo com um processo. Ele não sabia da doença de Graccho. Três dias depois do encontro, Graccho surgiu na repartição de Aníbal e falou. - Você tem dois minutos para me entregar o booker. – Mas eu não tenho essa coisa, Dr. Graccho! A resposta foi dois tiros no peito de Aníbal que caiu morto no local. 

- Publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, edição de domingo e segunda-feira, 16 e 17 de fevereiro de 2014, Caderno A, página 7.
- Postado no Blog Primeira Mão, domingo, 16 de fevereiro de 2014, às 18h10min, sítio: 
  http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=7085&t=artigo-quero-quero
- Postado no Blog Notíciasaju, edição de 18 de junho de 2014, às 10h10min, sítio:
http://www.noticiasaju.com.br/blog/clovis-barbosa/3694/quero-quero.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...