Aracaju/Se,

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mulheres da Antiguidade - TEUTA

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
TEUTA

Vicki León
Resultado de imagem para teuta

No século III a.C., a Ilíria não tinha muito do que se gabar. Em primeiro lugar, ninguém sabia direito onde ficava (o mesmo ocorre com sua atual correspondente, a Albânia!). Ela se vangloriava, sim, de um dote salvador: sua indústria de pirataria. Todos concordavam que os piratas da Ilíria eram muito piores do que os de qualquer outro lugar. Então dá para entender por que a rainha Teuta, recém-enviuvada líder dos ilírios, realmente achou inoportuno quando os romanos começaram a reclamar sobre as leis marítimas, passageiros e tripulações que eram mortos ou vendidos como escravos, e tudo o mais.
Resultado de imagem para teuta 
“Pirataria, um crime? Nós a chamamos de direito particular dos cidadãos de confiscar despojos no mar sem a interferência de seu governo”, proclamou ela em tons sonoros para as toga desmancha-prazeres que queriam que ela tomasse medidas contra as bandeiras piratas. Ela fez uma pequena concessão: eles se esforçariam ao máximo para não machucar quaisquer cidadãos romanos durante a perpetração de um ato de pirataria ilírio. Teuta só estava tentando manter as fileiras de desemprego reduzidas. Em sua época, os piratas eram recrutados das tropas de mercenários desempregados. Sua filosofia era que as pessoas tinham de ganhar a vida de alguma maneira.
 Resultado de imagem para teuta a pirata
Ainda zangada, ela introduziu um novo aspecto na pirataria ilíria. Ela enviou cartas de “saqueiem à vontade” aos piratas existentes, depois reuniu uma grande esquadra e exército e os despachou com instruções de encarar tudo como jogo limpo. A despeito dos reveses, Teuta continuou com sua conduta por diversos anos, enviando uma outra esquadra de piratas para aterrorizar Corfu, em 229  a.C. No ano seguinte, ela finalmente entregou os pontos e enviou emissários a Roma para assinar um tratado, que acabou com a farra de Ilíria com suas restrições marítimas.

A Autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 
- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “AUDATA-EURÍDICE”. Princesa da Ilíria, casou-se com Filipe da Macedônia e se tornou uma de suas rainhas, já que o seu marido tinha sete esposas. Acompanhe as aventuras dessa mulher audaciosa da antiguidade.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...