Aracaju/Se,

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mulheres da Antiguidade - Audata-Eurídice

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
AUDATA-EURÍDICE

Vicki León
Resultado de imagem para audata-eurídice 
Audata adorava montar, caçar e lutar em batalha – o tipo de coisa pela qual qualquer garota bem-educada da Ilíria era louca. Princesa da Ilíria, a sombria e misteriosa terra de bárbaros ao norte da Macedônia, ela casou com Filipe da Macedônia e se tornou rainha. Bem, uma de suas rainhas. Correção: talvez sua primeira rainha. Filipe gostava de fazer acordos via laços matrimoniais. Aos 47 anos, ele acumulava pelo menos sete esposas – algumas vezes simultaneamente. Essa era a norma para os reis macedônios, não obstante, diversas das rainhas mais escrupulosas de Filipe brigaram furiosamente em relação a isso, notadamente, Olímpia, a mãe de Alexandre, o Grande.
 Resultado de imagem para audata-eurídice
Quando se casou, Audata assumiu o nome grego de Eurídice. Aquela foi praticamente a única coisa grega que ficou. Ela se manteve maravilhosamente livre de estereótipos relativos ao papel-padrão de cada sexo, ensinando à sua filha, Cinane, a montar, caçar e lutar da boa e velha maneira das garotas ilírias. Audata deve ter sido uma ótima professora: Cinane acompanhou seu pai em campanha e de fato matou um líder ilírio num combate corpo a corpo. Opa, o defunto era Caeria, uma rainha – uma oponente digna, sim, mas como será que a mamãe iria receber a notícia de uma garota de sua terra natal ter sido abatida?
 Resultado de imagem para audata-eurídice
Audata teve filhos, assim como uma filha, e percebeu que eles precisavam receber mais educação, o que ela decidiu lhes proporcionar. Desta maneira, a própria Audata aprendeu a ler e escrever, provando mais tarde ser uma professora tão boa de artes liberais para seus filhos como tinha sido de artes marciais para sua filha. Sua alfabetização tardia e devoção ao bem estar de seus filhos podem ter sido os feitos dos quais ela mais se orgulhava – pelos menos é o que indica a inscrição que ela deixou: “Eurídice fez para as Musas esta sua oferenda, ao conquistar o desejo de sua alma de aprender quando mãe de filhos já homens; e por meio de sua perseverança aprendeu as letras, nas quais está escondido todo o nosso saber”.
 Resultado de imagem para audata-eurídice
Mas as descendentes femininas de Audata não tiveram tanto sucesso – ou talvez, pensando melhor, elas se saíram bastante bem com seus próprios méritos. Ambas se tornaram rainhas da Macedônia. A neta de Audata, batizada de Adea-Eurídice em sua homenagem, também recebeu uma educação ao ar livre de sua mãe, Cinane, inclusive com instruções de guerra. Depois da morte de Alexandre, o Grande, Cinane, uma de suas principais herdeiras, contratou seu próprio exército para lutar com os rivais restantes. Ela morreu no campo de batalha. Pronta para matar ou morrer numa batalha gloriosa, Adea passou nas semifinais, apenas para enfrentar Olímpia, a mãe de Alexandre, o Grande. Nesta batalha de rainhas, Adea acabou como prisioneira. Com vinte anos incompletos, ela orgulhosamente deu cabo da própria vida, procedimento padrão para uma corajosa guerreira ilíria. 

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para audata-eurídice 

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “OLÍMPIA”. Ela era a mãe de Alexandre, o Grande, e tinha uma obsessão doentia em relação ao marido, filho e rivais femininas. Casou-se com o rei Filipe da Macedônia em 357 a.C., quando tinha apenas dezoito anos.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...