Aracaju/Se,

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mulheres da Antiguidade - A Sibila de Cumas

Isto é história

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
A SIBILA DE CUMAS
Vicki León
Resultado de imagem para a sibila de cumas
Em se tratando de paranormalidade, o mundo antigo era uma enorme cidade, aberta 24 horas. Para aqueles que tinham pouca saúde, os santuários ofereciam tratamento enquanto a pessoa dormia, que era chamado de “incubação de sonhos”. Para os ricos, existiam os adivinhadores e astrólogos particulares. Até mesmo os pouco abastados podiam pagar as taxas variáveis dos feiticeiros e oráculos de rua. As mulheres desempenhavam parte proeminente em todos os níveis de serviço paranormal.
Resultado de imagem para a sibila de cumas 
Nos santuários da Grécia e de outros lugares, as mulheres que faziam profecias extraíam seus poderes do próprio local. Entretanto, os romanos tinham um solo pobre em oráculos, assim, uma outra tradição se desenvolveu. Genericamente chamadas de Sibilas, elas eram pessoas errantes que peregrinavam pela zona rural. Felizmente para os fregueses dos oráculos, elas seguiam órbitas regulares, parando de vez em quando, às vezes por um período de anos. Próximo a Nápoles, o santuário de Cumas se vangloriava de ter a consultora das sibilas em suas cavernas costeiras. Aqui a sibila de Cumas escreveu em folhas suas profecias arrepiantes.
Resultado de imagem para a sibila de cumas 
Ao contrário da Pitonisa em Delfos, as previsões da sibila se focalizavam com frequência em eventos no futuro distante. Logo no início, alguma alma solícita começou a documentá-las. Em pouco tempo, uma pilha de profecias do tamanho de uma enciclopédia, chamada de Livros Sibilinos, foi guardada debaixo de um templo em Roma. Somente 15 sacerdotes tinham a autorização para dar uma olhada nesta lista crescente de acertos e erros – e isso apenas no caso de terríveis emergências nacionais, como guerra, fome ou o aparecimento de um hermafrodita. Eu não estou inventando isso – pergunte à sibila.

A autora
Vicki León

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “CORNÉLIA”, conhecida como uma mãe perfeita.
– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...