Aracaju/Se,

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mulheres da antiguidade - CORNÉLIA

Isto é história

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
CORNÉLIA
Vicki León
Resultado de imagem para cornélia e semprônio
Os romanos que vieram depois adoravam apontar para Cornélia como o exemplo da mãe e esposa mais-que-perfeita. Os tempos austeros e honrados da República romana foram os velhos e bons tempos que ela resumiu. De 100 a.C. em diante, ela era o único assunto de que eles falavam continuamente: Cornélia, Cornélia. Cornélia. Era o suficiente para fazer uma virgem vestal vomitar.
Resultado de imagem para cornélia e semprônio 
Embora o seu pai fosse um general superstar que aniquilou Cartago, Cornélia não se importava com o pedigree. Sob protestos, ela se casou com o rico, mas plebeu, Semprônio Graco e teve doze filhos; somente três sobreviveram ao período de infância. A própria Cornélia ficou viúva. O rei Ptolomeu do Egito tentou convencê-la a se casar outra vez, mas nossa Cornélia tinha prioridades. Esplendidamente educada e excelente escritora, como atestam suas cartas, ela tomou pessoalmente o controle da educação de seus filhos. Para complementar a educação dos meninos, trouxe filósofos gregos como professores visitantes. Sua filha, Semprônia, finalmente se casou com um herói nacional. Entretanto, seus filhos, criados como idealistas políticos nos moldes gregos, morreram vítimas da violência do populacho, tentando colocar em execução reformas sociais para os sem-terra e os pobres. Cornélia foi invariavelmente rotulada de “Mãe dos Garotos Gracos”. Todavia, depois que ela estava segura em seu túmulo, oportunistas políticos usaram Cornélia, citando cartas que ela supostamente havia escrito para seus filhos condenando suas atividades revolucionárias. Cornélia se tornou um símbolo afetado, colocada num pedestal por coisas que ela não endossava e por motivos que ela realmente teria odiado.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león  

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “HORTÊNSIA”. Filha de Hortensius, o maior orador e advogado da Roma antiga. Em 42 a.C., foi criado um imposto para as mulheres, a fim de financiar a guerra. Coube a Hortênsia a defesa das mulheres, que liderou uma barulhenta marcha política pelas ruas de Roma até o Fórum, onde ela fez um discurso inflamado, que entrou para a história.
– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...