Aracaju/Se,

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Mulheres da antiguidade - MESSALINA

Isto é História
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
MESSALINA
Vicki León
Resultado de imagem para messalina roma
Estávamos em 48 d.C., mas a maioria das 50 milhões de pessoas que viviam no império o imaginava como na época do imperador romano Cláudio, de Roma. Alguns lhe deram o apelido de “o reino da imperatriz Messalina”. O domínio de Messalina sobre o covarde, embora bem-humorado, imperador, seus excessos sexuais e sua campanha para legalizar a poliandria eram comentados por todos. Embora as mulheres tivessem o direito de dar seu parecer sobre assuntos conjugais e outros, poucas simpatizaram com sua ideia. “Já imaginou aguentar mais de um marido?”, diziam entre risadas.
 Resultado de imagem para messalina roma
Messalina era uma radiante adolescente de 14 anos, quando casou com seu primo Cláudio de 48. Ela fechou os olhos para os problemas físicos dele (além de ser coxo e ter um tique facial nervoso, ele babava) e produziu dois meninos antes que seu ardente desejo sexual entrasse em ação. Apesar do retrato caloroso e impreciso de Sir Derek Jacobi fez do imperador no filme seriado da BBC Eu, Cláudio, ele tinha alguns hábitos que não poderiam ter ajudado seu casamento: adorava jogar, ter outras mulheres, beber excessivamente e era louco por sangue – do sangue dos gladiadores a pedaços crus de rosbife.
 Resultado de imagem para messalina roma
Messalina acumulou muitos amantes; nisso, ela não era pior do que as outras mulheres de sua classe social. Entretanto, tinha realmente uma mania desagradável de encomendar a morte de seus ex-amantes e rivais. Ah! Sim! E é possível que ela tenha aceitado um segundo emprego no bordel local, sob o nome de “Licisca” e usando uma peruca loira e biqueiras douradas adesivas para os seios. Roma não tinha qualquer punição para calúnia, portanto é possível que essa última história tenha sido uma fofoca maldosa – ou mal contada. A situação em que Messalina realmente botou seus graciosos 23 anos em maus lençóis foi devida ao seu casamento público e bígamo com um nobre chamado Sílio. O evento tinha um tema de colheita: o esmagamento das uvas para preparar o vinho, peles de animais combinando para as damas de honra, uma vestimenta de Dionísio para o noivo e um jantar para os amigos. O entretenimento era uma cortesia dos novos Sr. e Sra., que subiam ao seu sofá e consumavam seus votos matrimoniais para os convidados. Com sua eficiência usual, os escravos libertados que trabalhavam como altos executivos do imperador Cláudio rapidamente cuidaram da festa de casamento de Messalina acabando com a noiva, o noivo e os cúmplices. A notória desatenção de Cláudio foi provavelmente uma bênção: quando a notícia da morte de Messalina lhe foi dada, ele estava à mesa de jantar – e continuou armazenando os comestíveis em sua barriga. O imperador nunca demonstrou quaisquer sinais patentes de pesar ou ira em relação a Messalina, aparentemente ignorando as lágrimas de seus filhinhos e o olhar maldoso de seus difamadores. Intimamente, ele pode ter chorado por essa esposa tola e absolutamente fascinante, mas foi representando o velho bobo ignorante que ele conseguiu ver 57 aniversários. Em sua família assassina, não era nenhum feito medíocre.         
Resultado de imagem para prostituta roma antiga 
No século I, Roma exalava burocracia. Para se tornar uma meretriz, ou prostituta pública, você tinha de se inscrever com um edil, ou um tira daqueles tempos. Depois de dar seu nome, nome de guerra, local de nascimento, idade, e, quanto pretendia cobrar, você ainda recebia um sermão moralizador grátis e aumentava a lista oficial de chamada das mulheres de reputação duvidosa. A despeito de todo esse trabalho com papelada, a profissão parecia divertida para Vestília. Oriunda de uma família de classe média e já sendo uma senhora, ela se apresentou aos edis requerendo uma licença (o registro era feito para fins de imposto de renda – o Estado recolhia uma sobretaxa por abraço). Mas as sujeiras do meretrício não eram para ser de Vevê. Uma violação da lei moral em razão de conduta imprópria para uma matrona fez com que ela fosse banida para uma das pequeninas ilhas gregas chamadas Cíclades – onde podemos dizer seguramente que havia poucos compradores, pagantes ou não.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

 – A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de AGRIPINA, que viveu por volta do século XVIII d.C. Sobrinha do imperador Cláudio, com ele se casou, levando a sua adversária Lolia Paulina, filha de um Cônsul, ao suicídio. Lolia disputava o amor do imperador. Ela era a mãe de Nero.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.

- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...