Aracaju/Se,

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Mulheres da Antiguidade - Boadiceia


Isto é História
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
BOADICEIA
Vicki León
Resultado de imagem para boadicea 
Raramente os nomes de batismo acabam servindo como uma luva para as pessoas; entretanto, no século I d.C., Britânia sabia o que estava fazendo. Ela chamou sua pequena princesa de Boadiceia, ou “a vitoriosa”, e atingiu bem no alvo. Da maneira como as coisas se desenvolveram, “açougueira” também teria funcionado, mas estou botando a carruagem na frente dos cavalos.  
Resultado de imagem para boadicea 
Boadiceia cresceu, transformando-se numa esplêndida bretã com uma cascata de cabelos castanho-avermelhado até a altura dos joelhos. Ela se casou com Prasátago, rei da tribo icênia, que dominava a área ao redor do que hoje em dia corresponde a East Anglia, na Inglaterra. Logo no início do seu casamento, os icênios se enredaram com os romanos, mas as notícias realmente ruins começaram em torno de 59 d.C. Prasá morreu, deixando metade de suas terras e riquezas para suas duas filhas e a outra metade para o imperador Nero. A herança era um dinheiro pago em troca de liberdade, um odioso costume iniciado pelos imperadores romanos para reabastecer os cofres que eles haviam esvaziado com outras coisas, como perfumes e banquetes. O suborno não funcionou. O governador romano da ilha tomou as terras icênias de qualquer maneira, deu uma surra de chicote na rainha Boadiceia, e estuprou suas duas filhas como uma medida extra mal calculada.
Resultado de imagem para boadicea 
Ora, todos sabem que não se deve brincar com uma ruiva, principalmente uma mãe de 1,82metros de altura que acabou de ficar do lado errado de um chicote de nove tiras. Num piscar de olhos Boadiceia vestiu seu equipamento de batalha de desenho exclusivo – uma túnica multicolorida, um colar trançado de ouro e uma lança combinando – e reagrupou aproximadamente 100 mil celtas furiosamente enlouquecidos, muitos deles mulheres, de tribos ao redor do leste da Inglaterra. Liderando a horda em sua carruagem de guerra equipada com lâminas de foice nas calotas, Boadiceia iniciou o ataque. Começando onde hoje está Colchester, ela foi metodicamente abrindo seu caminho para o sul, matando os cidadãos numa variedade de maneiras horríveis e dolorosas, depois incendiando as aldeias à medida que passavam. Em seguida, massacrou os 20 mil habitantes de Londinium (as cinzas de sua fogueira ainda hoje podem ser vistas em Londres). No entendimento de Boadiceia, sua conta de uns 70 mil corpos romanos não era nada mais do que um massacre justificável.
Resultado de imagem para boadicea 
Só depois que seu exército alcançou os condados centrais da Inglaterra é que novas tropas romanas conseguiram impedir seu avanço furioso. Algumas delas tinham estado ocupadas lutando contra outras mulheres frenéticas na fortaleza druida de Mona. Embora os celtas superassem os romanos em número, quatro para um, os bretões de Boadiceia perderam na estratégia e foram massacrados. A rainha (e suas filhas – cujos nomes ainda não sabemos) tomaram veneno antes que os romanos pudessem lhes botar as mãos outra vez. Seu feito rebelde teve, a curto prazo, consequências positivas para os bretões que restaram. Uma comissão encarregada de apurar os fatos em Roma apressadamente instituiu uma política mais humana para a ilha. Ironicamente, essa nova política mais branda possibilitou uma romanização dos icênios e de outras tribos muito mais rápida do que o governo com mão de ferro anterior havia conseguido.      

Dorcas
Resultado de imagem para dorcas 
Nascida escrava no círculo doméstico da família do imperador na ilha de Capri, Dorcas recebeu a atenção de Lívia, a imperiosa mãe de Tibério. Com uma velocidade vertiginosa, ela estava a caminho de Roma para se tornar uma ornamentadora de estrelas.  A imperatriz Lívia devia adorar fazer as coisas por Dorcas. Se não fosse assim, essa perita cabeleireira não teria durado uma semana. Conhecida como a maior força nocauteadora por trás dos bastidores da política romana, a longeva Lívia tinha uma queda para encurtar a duração de vida dos outros, de criados desajeitados a membros da família que por acaso se tornassem um obstáculo no seu caminho. Dorcas deve ter ganhado boas gorjetas – ou sabia algo incriminador sobre Lívia, porque foi libertada e se casou com um funcionário de plebiscito chamado Licastos, um sujeito decente que a tratava com carinho, e que mais tarde deixou gravados em seu túmulo orgulhosos elogios às qualidades dela. Lívia também foi bem-sucedida, recebendo o status de deusa poucos anos após sua morte, a despeito do número indecoroso de partidas prematuras deste mundo creditadas a ela.

- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de POPEIA SABINA. Ela viveu nos anos 60 d.C. Casou-se com o imperador Nero e teve uma participação ativa nas maldades do marido. Mantinha um amante, Oto, que se dava muito bem com Nero.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...