Aracaju/Se,

domingo, 21 de outubro de 2018

Mulheres da antiguidade - Priscila


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
PRISCILA
Vicki León
Resultado de imagem para priscila mulher da antiguidade

Você acha que era duro ser cristão no século I d.C.? Então tente ser judeu e cristão, como Priscila e seu marido, Áquila. Boa gente e extraordinários peritos em mudanças, esse casal vivia entre outros judeus abastados no setor elegante de monte Aventino em Roma. Eles eram fabricantes de barracas, um ofício evidentemente mais lucrativo naqueles tempos do que nos nossos. Em alguma época em torno de 40 d.C., eles se converteram, e sua residência se tornou uma das primeiras igrejas cristãs da cidade.
Resultado de imagem para priscila mulher da antiguidade 
A roda-viva começou quando o imperador Cláudio expulsou todos os ativistas judeus de Roma. Priscila e Áquila fizeram as malas e deixaram sua casa, partindo para Corinto, na Grécia. Mal tinham desempacotado as coisas e entrado na nova casa, eles a ofereceram como local de reuniões para os cristãos, e nada menos que São Paulo. Ele mesmo um velho fabricante de barracas, São Paulo logo acampou no sofá deles, pregando o Evangelho durante o dia e fabricando umas barraquinhas à noite. Quando partiu para a Ásia Menor menos de dois anos mais tarde, os dois ciganos o acompanharam. Em Éfeso, eles estabeleceram outro centro religioso. Cinco anos mais tarde, irrompem revoltas contra os cristãos: hora de tirar as malas outra vez. O trio retornou a Roma, onde é possível que tenham encontrado sua propriedade ainda de pé. Como fabricantes de tendas, Priscila e Áquila eram o casal perfeito para divulgar o Evangelho. Sua surpreendente narrativa das jornadas de fé e generosidade revelam muitas coisas sobre a expansão do Cristianismo e o tumulto que a acompanhou. Não só os judeus aderiram à Igreja Cristã, mas logo se dividiram em grupos, sendo que uma das facções judeu-cristãs continuou insistindo na circuncisão para todos os convertidos à sua seita que não fossem judeus – uma controvérsia dolorosa, obviamente.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 

- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de BLESILA, que viveu por volta do ano 380 d.C. e que morreu aos 21 anos de anorexia. Ela se matou por Jesus e por Jerônimo, escritor cristão do início do Cristianismo.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...