Aracaju/Se,

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Tipos Populares de Aracaju - Coronel Andrade


Isto é História

Aracaju Romântica que Vi e Vivi
Tipos Populares
Coronel Andrade
                                           Murillo Melins
Resultado de imagem para homem sentado numa cadeira de balanço 
Francisco de Souza Andrade, o popular Coronel Andrade, nascido em Tobias Barreto, desde cedo demonstrou tendência incomum para vida comercial. Durante sua mocidade, em sua terra natal, administrou com sucesso grandes casas comerciais. Em 1906 transferiu-se para a cidade de Itabuna, onde se dedicou à cultura do cacau na Fazenda denominada “Probidade”. Já como exportador de cacau, adquiriu outras propriedades rurais. Em 1914, era dono de uma apreciável fortuna e proprietário de inúmeros imóveis em Salvador. Em 1915, foi nomeado Coronel Comandante de Cavalaria da 85 Brigada, pela Secretaria do Comando Superior da Guarda Nacional do Estado da Bahia, através Decreto de 25 de fevereiro de 1914. Em 1930, já residindo em Aracaju, casou-se com D. Anita Barbosa, que foi sua inseparável companheira até o fim de sua vida.
Resultado de imagem para edifício vaticano aracaju 
Prosseguindo sua marcha de trabalho, encontramos o empresário, em 1942, fundando na rua Santa Luzia, nº 782, anexo a sua residência, a casa comercial para a compra e venda de objetos antigos, mercadorias usadas. Paralelamente, entrou no mercado imobiliário, comprando e vendendo casas, terrenos, e implantando diversos loteamentos populares, vendendo lotes à prestação e material de construção, para que pessoas carentes pudessem ter suas casas próprias. O Coronel, dizia com numa ponta de orgulho: “Tenho como lema: fazer o bem, sem olhar a quem”. Foi proprietário de prédios importantes, como o bonito “Prédio Pernambucano” e do maior e mais famoso, o “Edifício Vaticano”. Portanto, O Coronel Andrade foi pioneiro como antiquário, ao vender móveis antigos, joias, pratarias, candelabros, cristais, tapetes e uma infinidade de raridades aos colecionadores sergipanos. Pioneiro também no comércio de ferro-velho, comprando e vendendo, desde o mais simples dos objetos, como agulha usada  para vitrola, pedaços de bicicletas, pneus usados, válvulas de rádio (queimadas) e, pasmem os senhores, até avião.
Estátua de Dypt-Sépt Rodado, em Mossoró-RN 
Em uma manhã chuvosa do ano de 1949, caiu no rio do Sal, próximo à pista de pouso do antigo Campo de Aviação, um Douglas DC-3 de passageiros das Linhas Aéreas Paulista (LAP), que vitimou o governador do Rio Grande do Norte, o Sr. Dipt Sept Rosado, e mais 28 pessoas. Depois que a cidade se refez da comoção, que o acidente causou, o Coronel Andrade propôs à Companhia a compra do avião sinistrado. Feitas as negociações, em poucos dias já se encontravam no quintal da loja a fuselagem, asas, inclusive a cabine dos pilotos. Só não estavam ali os motores, por terem ficados submersos no rio, mas tentativas foram feitas para recuperá-los. Lembro-me da figura simpática do Coronel, confortavelmente sentado em sua cadeira de balanço, tratando de negócios com os seus muitos clientes, atendendo a todos, com distinção e paciência, ou conversando com amigos, que muitas vezes iam tomar conselhos ou trocar ideias sobre negócios, pois o Coronel Andrade era famoso pela sua astúcia e tino comercial aguçado. Apesar da fama de comerciante ladino, contava ele, rindo, que fora enganado por diversas vezes.
Resultado de imagem para válvulas para rádios antigos
Dentre elas, o caso do “pó de Serra”, e o das “válvulas queimadas”, que se deu da seguinte maneira: certo dia, apresentou-se ao Coronel um indivíduo alinhado, e bem falante, exibindo um vistoso cartão de visita, com nome e endereço de uma indústria, sediada em Recife, e que ele ali estava a representar. Após as apresentações, o visitante foi direto ao assunto: “Nossa empresa, usando nova tecnologia americana, está transformando as imprestáveis válvulas queimadas dos rádios em ‘válvulas novas’. Propomos ao senhor, por tratar-se de um comerciante sério, que seja o nosso fornecedor em Aracaju. Caso aceite a proposta, pagaremos por cada válvula queimada a importância de cinquenta centavos”. Feito o acordo, ao despedir-se, o jovem representante disse: “Dentro de 20 dias voltarei a Aracaju para recolher as válvulas estocadas e efetuar o pagamento ao senhor”.
Resultado de imagem para homem idoso na cadeira de balanço
Dias depois, chegava à casa do Coronel um senhor conhecido como Brasil, levando um grande carregamento de válvulas queimadas, e contando a seguinte história: “Há algum tempo, eu e meus filhos víamos recolhendo carcaças de rádios das portas das oficinas. A parte de metal eu vendo, mas essas válvulas de vidros nós jogamos no quintal. Soube por um vizinho que o Coronel está comprando válvula usada e eu trouxe para vender ao senhor”. O Coronel não hesitou, e disse: “pago 20 centavos cada”. Comprou e pagou o primeiro carregamento, dias depois o segundo, e nunca mais Brasil apareceu, e muito menos o representante da “firma” de Recife, que era seu comparsa. Como lembrança do mal negócio, apenas, no fundo do quintal, ficou aquele monte de válvulas imprestáveis.
Resultado de imagem para imagens de aracaju antiga
Colégio Salesiano Aracaju
Coronel Andrade, homem sério e respeitável. Devido a suas ações, seu pioneirismo, tino comercial, foi um dos tipos populares mais interessantes de Aracaju e, que devido a muitos fatos pitorescos que contam, ou servindo de paradigma para pessoas afeitas a “trocas”, ele hoje faz parte do folclore sergipano.               

O autor
Murillo Melins
Resultado de imagem para Murillo Melins

- A próxima postagem você vai conhecer SANTOS MENDONÇA, considerado um homem de sete instrumentos. Foi goleiro de clube de futebol, jogador de basquete, bancário, speeker, radialista, ator, comerciante, proprietário de cinema, radioamador, vereador e deputado. Um de seus programas no rádio sergipano e que era campeão em audiência era “Calendário”, quer ia ao ar às 20 horas na Rádio Liberdade.   
- Do livro “Aracaju Romântica que vi e vivi”, de Murillo Melins, 4ª. Edição, 2011, Gráfica J. Andrade.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...