Aracaju/Se,

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mulheres da Antiguidade - MAKARE

Isto é história
Mulheres Audaciosas da antiguidade
MAKARE
Vicki León
 
À primeira vista, a vida e carreira curtas de Makare parecem suficientemente honestas. Princesa e egípcia, ela e sua sobrinha casaram com um alto sacerdote de Amón, numa daquelas situações egípcias de ménage à trois. Makare pode ter tido que dividir um marido, mas conseguiu alguns títulos fantásticos com esse arranjo: “esposa divina do deus Amón”, “devota divina”, e “mão do deus”, que se referia à maneira com que o deus Amón trouxe seus filhos ao mundo – via masturbação. A despeito de ser casada, Makare, como devota divina, permaneceu virgem – ou deveria permanecer. Entretanto, 3.000 mil anos mais tarde, um raio X de sua múmia revelou que logo antes de morrer ela parece ter dado à luz. Isso já era excitante o bastante, mas então veio uma outra descoberta: a pequena trouxa mumificada acomodada em seu caixão, que os arqueólogos pensavam ser seu bebê, era afinal uma macaca babuína! Alguns defendem a teoria de que a primata tinha significado religioso; outros dizem que ela deve ter sido um animal de estimação. A misteriosa Makare e sua desorientadora múmia acompanhante podem não ter contado com esse tipo de imortalidade científica, mas a tiveram.

A autora
Vicki León
 
(*) - A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de HERAIS. Viveu por volta de 148 a.C. na Arábia, numa cidade chamada Abae. Casou-se com Samíades, uma espécie de vendedor ambulante. Ela foi uma mulher que se transformou em homem.

(**) – Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...