Aracaju/Se,

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mulheres da antiguidade - Maria Profetíssima


Isto é história
Mulheres Audaciosas da antiguidade
MARIA PROFETÍSSIMA
Vicki León
Dentre outras façanhas, Maria Profetíssima inventou um acessório padrão nas cozinhas há 2.000 anos: a panela para banho-maria. Todavia, o verdadeiro amor de Maria não era a alta culinária mas sim a alquimia. Precursora da química moderna, a alquimia apareceu como uma procura mística dos cientistas primitivos. Eles estavam procurando pela pedra filosofal, uma substância primordial que transformaria tudo que tocasse em ouro.
Maria teve a sorte de morar na Alexandria do século I d.C., uma cidade agitada com atividades de exploração e experimentação. Ela era provavelmente uma mistura de sangue judeu, romano e egípcio, tão cosmopolita quanto a cidade. A alquimia e Alexandria foram feitas uma para outra. Após um milênio sob os faraós, os artesãos egípcios haviam refinado as artes de ourivesaria, vidraria, metalurgia e cerâmica. Os alquimistas como Maria adotavam as ferramentas e os processos dessas artes altamente refinadas para perseguir seus próprios objetivos.
Ou eles inventavam ferramentas e processos novos, como Maria fez. A primeira destilaria de verdade, que era usada para possibilitar aos alquimistas “achar a essência daquilo que é corpóreo, e incorporar aquilo que é espírito”, é creditada a ela. Não existe qualquer evidência de que esse aparelho de três peças a tenha ajudado a encontrar a pedra filosofal, mas foi extremamente útil para destilar perfumes e outras substâncias. Maria então inventou a kerotakis, uma panela coberta cujos vapores bafejavam sobre folhas de ouro e outros ingredientes esotéricos (e caros) para produzir o efeito desejado. Outra vez nenhum sinal da pedra, mas agora Maria tinha uma panela para banho-maria, útil para fazer um bom pudim de ovos, a fim de mantê-la animada após esses becos sem saída.
Com o fracasso deste e de outros experimentos, do ponto de vista metafísico, Maria juntou suas receitas alquimistas num livro chamado O diálogo de Maria e Aros sobre o magistério de Hermes. O danado vendeu mesmo, assim como um volume similar intitulado A ourivesaria de Cleópatra (não aquela Cleópatra), no qual a invenção de Maria está esquematizada. Existe até hoje uma recordação popular de Maria; por exemplo, os cozinheiros na França e na Espanha ainda chamam suas panelas duplas de “le bain de Marie ou “baño-María” – banho-maria.

O fator decisivo para o valor de uma propriedade imobiliária sempre tem sido localização, localização, localização. Entretanto, no Egito antigo, a “terra de primeira” era frequentemente a mais alagada – assim como os pântanos, que se estendiam por toda a região do delta do Nilo, cheios de aves aquáticas, peixes e agrupamento de papiros, a planta em maior demanda naqueles tempos, usada para produção de papel, velas de barco e canoas. Como a proprietária de diversos pântanos de papiro, Dionísia estava numa situação vantajosa no que diz respeito a renda. Em torno de 5 a.C., ela alugou seus pântanos de colheitas de dinheiro por exatamente 5.000 dracmas de prata por ano, pagas mensalmente. Ai dos locatários que falhassem em cumprir seus termos; se as dracmas secassem, eles podiam ser despejados, detidos ou aprisionados, pagando as dívidas em seguida com multas (uma tarefa ainda mais difícil de executar atrás das grades). Os desejos de Dionísia a respeito desses pontos foram cuidadosamente explicados num contrato, escrito no melhor dos papiros, é claro. 


 (*) - A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de PERPÉTUA e de sua escrava africana FELICIDADE. Perpétua era uma cartaginesa bem nascida no Império Romano. Ela militou numa seita cristã, de nome montanista, que pregava a igualdade para mulheres. Converteu sua escrava e foi perseguida até a morte.

(**) – Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

(***) Todas As imagens foram extraídas do Google.

A autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...