Aracaju/Se,

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mulheres da antiguidade - Hipácia

Isto é história
Mulheres Audaciosas da antiguidade
HIPÁCIA
Vicki León
Hipácia, a primeira mártir mundial da matemática, começou a vida como a criança superdotada básica, filha única mimada de Teo, um sujeito do tipo protetor plástico de bolso que ensinava no Museu em Alexandria. Além de suas duas bibliotecas com meio milhão de livros em rolos de pergaminho, o museu tinha laboratórios e instalações para ensino e pesquisa, onde os sábios viviam à custa do poder público num lugar semelhante a um parque.
Como um pato atrás de pão dormido, Hipácia devorava conhecimento: ciência e filosofia, religião e matemática, poesia e as artes. Quando adolescente, viajou para Atenas para completar sua educação superior na Academia Neoplatônica com Plutarco, cuja filha Asclepigenia também não era muito pobre em filosofia. A notícia se espalhou sobre essa jovem intensa e brilhante; na época em que Hipácia voltou para casa, como uma celebridade de diversas qualidades, o museu já tinha um emprego aguardando por ela. Seu talento para ensinar geometria, astronomia, filosofia e matemática atraía estudantes admiradores de todo o Império Romano – tanto pagãos como cristãos. Ela também escrevia comentários sobre equações do segundo grau, seções cônicas e outras leituras leves, e adorava improvisar hidrômetros e outros aparelhos para facilitar a pesquisa.
Hipácia tornou-se uma mulher influente nos círculos intelectuais e políticos, convivendo facilmente com filósofos, estudantes, magistrados e realeza. Na realidade, a única má sorte que ela teve foi com seu senso de oportunidade; ela vivia no vértice de uma mudança significativa. Antes de seu nascimento, o Cristianismo havia sido oficializado; em 390 d.C., tornou-se compulsório. O bispo Cirilo, chefe religioso da Alexandria, dispôs-se a destruir os pagãos assim como seus monumentos. Seu instrumento: um bando de monges egípcios estilo Hell’s Angels, irracionais, ignorantes e imundos, cujo ódio era tanto racial como religioso. Em 391, eles fizeram picadinho do Serapeum, o templo que abrigava uma das bibliotecas do museu. Gradualmente, essa mulher de carreira, culta, solteira e pagã, chegou ao topo da lista de seus inimigos.
Em uma tarde de 415 d.C., Hipácia cruzou  seu caminho com uma turba de monges frenéticos, que a arrancaram de sua carruagem, arrastaram-na para dentro da igreja (acho que santuário não contava para pagãos) e a fizeram em pedaços da maneira mais difícil, usando conchas de ostras. Com seu assassinato, a mensagem de Cirilo aos pagãos da cidade em choque era clara. Sua mensagem às mulheres era ainda mais rude: o reino dos céus podia ter uma política igual para ambos os sexos, mas, na terra, era melhor que as mulheres aprendessem seu lugar. Diferentemente dos primeiros dias do Cristianismo, quando as mulheres e seus trabalhos, sua fé e recursos financeiros importavam, a própria Igreja havia se transformado numa concha de ostra.
Como neoplatônica, Hipácia acreditava que vivíamos numa cópia imperfeita do mundo ideal. Acreditava na presença do mal, mas não na sua existência eterna – uma crença que foi dolorosamente testada pela sua morte vil e sem sentido. Por toda sua vida, Hipácia havia encontrado pretendentes que insistiam para que lhes desse seu amor e os aceitasse em casamento; para desapontá-los gentilmente, ela sempre dizia: “Como uma filósofa, sou casada com a verdade”. É possível que ela tenha dito a mesma coisa a seus assassinos.   

(*) - A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de SOBEKNEFERU, a segunda mulher na história a se tornar uma faraó de verdade. Essa egípcia viveu nos primeiros anos do século XVIII a.C.
(**) – Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


(***) Todas As imagens foram extraídas do Google.

A autora
Vicki León
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...