Aracaju/Se,

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mulheres da antiguidade - SOBEKNEFERU

Isto é história
Mulheres Audaciosas da antiguidade
SOBEKNEFERU
Vicki León
 
Nas areias do Egito perto de Dashur situa-se uma pirâmide, sua fachada brilhante de calcário branco destruída, as ruínas de tijolos de lama derretendo vagarosamente como sorvete de chocolate ao sol. Ela pode ser uma das poucas peças tangíveis que sobraram de Sobekneferu, a segunda mulher da história a se tornar uma faraó de verdade.
 
Sobekneferu, cujo nome significa “linda crocodila” (que não é tão grosseiro quanto soa – Sobek era o deus-crocodilo) viveu nos primeiros anos do século XVIII a.C., tendo sido o último membro de sua dinastia real. O Egito e suas propriedades na Núbia eram um oásis calmo em tempos globais conturbados, em parte devido ao longo e tranquilo reinado de seu pai. Quando o pai e o irmão morreram, Sobekneferu tornou-se faraó, a soberana do sul e do norte. Como tal, tinha o privilégio de escolher o próximo rei casando-se com ele – preferivelmente do pool de genes dos nobres que viviam na capital, em Tebas.
 
Mas, a linda crocodila gostava de governar sozinha, e levou o tempo que bem entendeu para fazer a seleção. Quando encontrou seu homem, escolheu um plebeu do baixo Egito. Com essas notícias, as coisas ficaram pretas; a escolha amorosa de Sobekneferu enfureceu tanto o povo que estourou uma guerra civil entre o norte e o sul. Os egípcios estavam tão ocupados lutando que não notaram a invasão gradual dos hábeis guerreiros hicsos com suas carruagens, que puseram um ponto final no domínio local. Entretanto, a essa altura, a faraó crocodila já estava aconchegada em sua pirâmide ao sul do Cairo.


No Egito, muitas mulheres atuaram como soberanas ou regentes, mas umas míseras quatro mulheres conseguiram usar os cinco títulos oficiais de faraó – O nome de Hórus sendo o mais importante. Twosret era uma das quatro. Em torno de 1200 a.C., ela casou-se como Seti II, que embaraçosamente viveu mais tempo do que seu único herdeiro. Uma solucionadora de problemas nata, Twosret apareceu com seu próprio candidato quando o maridinho morreu – uma criança de aspecto doentio chamada Siptah (ele pode ter sido um enteado). Previsivelmente, ele deu baixa com seus vinte anos e Twosret se tornou o novo e melhorado Hórus. Como todos os faraós, o problema mais grave de Twosret era seu túmulo. As múmias reais eram embrulhadas com piñatas com ouro e pequenos bens valiosos, por isso frequentemente elas eram rasgadas aos pedaços por ladrões de túmulos. Múmia seca também era popular para fins “medicinais”. A despeito de seus esforços, a múmia de Twosret foi provavelmente reciclada há um milênio. 

  
(*) - A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de mulheres estrelas das pistas de corrida, rainhas astuciosas, prostitutas e mártires autênticas. São mulheres que viveram na Ásia Menor e Terra Santa. Vamos começar falando de MASTIGA, conselheira matrimonial que viveu em Kizzuwatna, na Turquia, ela usava técnicas psicológicas antigas e modernas para resolver  problemas que iam de brigas familiares à impotência.

(**) – Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

(***) Todas As imagens foram retiradas do Google.

A autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...