Aracaju/Se,

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mulheres da Antiguidade - ATALIA

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ATALIA
 Vicki León
 
Atalia Era filha de Jezebel (Chame-me de prostituta fenícia maquilada) e Acab, rei de Israel, cujo território hoje corresponderia à porção norte de Israel. A família concordava que era exasperante governar um país tão pequenininho, portanto, seus pais começaram a procurar bons partidos para casar com ela. A adolescente Atalia logo fisgou Jorão, rei da Judéia, a metade sul da Terra Santa. No estilo do Velho Testamento, não demorou muito tempo até que Atalia tivesse filhos e netos, todos os quais receberam nomes que se iniciavam com A ou J (original ela não era). Quando o filho número um se tornou rei, foi para a guerra, deixando Atalia para governar como rainha. Neste mundo pequeno, ele foi morto por morto em batalha por Jeú – o mesmo líder israelita que fez mocassins de Jezebel, a mãe de Atalia. Será que Atalia teve alguma reação? Claro que não – ela estava ocupada agarrando o trono e assassinando seus netos para poder desfrutar  sozinha um reinado despreocupado.
 
Os sete anos seguintes foram ótimos: como rainha de Jerusalém, ela fazia travessuras, assassinando qualquer pessoa que apresentasse um ADN da Casa de Davi, e trazendo de volta à moda o culto a Baal. Todavia, um netinho passou despercebido na carnificina, e finalmente ele foi coroado pelos seguidores do seu falecido papai, que ao mesmo tempo deram uma rasteira na querida e velha vovó. A rainha Atalia era uma canalha classe A, mas vejam quem ficou com a reputação de violenta – sua mamãe, Jezebel.

A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “J”, mulher que viveu em Israel no século X, a.C. Conhecida como uma escritora religiosa, deixou obras sobre Moisés e figuras femininas da Bíblia, como Tamara e Rebeca.
A autora
Vicki León
 
(**) – Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

(***) Todas As imagens foram extraídas do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...