Aracaju/Se,

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mulheres da Antiguidade - JEZABEL

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
JEZABEL

Vicki León
 
Como você se sentiria se seu nome passasse a representar o mesmo que “Superprostituta, sem-vergonha e sacrílega”? Isso foi o que aconteceu com Jezabel, a rainha fenícia de Israel.
 
Levando em conta o comportamento geral das rainhas, ela não era tão imoral ou perversa assim. De fato, foi seu fervor religioso (e talvez uma mão pesada na maquilagem) que a botou em maus lençóis. Filha do rei Etbaal da podre de rica Tiro, Jezabel cresceu assistindo ao jogo político de cabo-de-guerra entre os fenícios e os israelitas. Por um curto período, essas nações tornaram-se parceiras no comércio e aliadas políticas, e o rei israelita concordou em casar o seu filho Acab com Jezabel. Os recém-casados construíram uma casa de marfim na capital judaica da Samaria e começaram a desembrulhar os presentes. Quem disse que casamentos mistos não dão certo? O deslumbrado Acab logo começou a fazer o que quer que fosse necessário para manter Jezabel feliz, o que para ela significava construir um novo templo para cultuar os ritos de Baal. Acab e os habitantes locais podiam aceitar isso; na realidade, alguns judeus achavam Baal mais atraente do que Javé (o culto a Baal incluía várias práticas repugnantes que já estavam ultrapassadas para os judeus, incluindo prostituição no templo e o sacrifício de crianças). Jezabel também trouxe 400 sacerdotisas e 450 profetas com ela, que tiveram de ser hospedados, alimentados e abastecidos com rações de incenso.
 
Entretanto, esta rainha não era só do tipo sugadora. Quando Acab começou a desejar ardentemente os vinhedos do vizinho ao lado, ela não descansou até que os tivesse conseguido para ele – falsificando seu selo real num documento que levou o dono dos mesmos a uma conveniente morte por apedrejamento. Seu proselitismo, personalidade extravagante e situação de estrangeira fizeram dela o mau exemplo perfeito para o profeta Elias. Elias e Jezabel tiveram brigas incontáveis: ela venceu os rapazes de Baal numa exibição pública de profecias, reivindicou o crédito pela previsão de uma seca e profetizou um fim desagradável para ela, servindo de prato principal para um cachorro vira-lata. Para poder ter um pouco de paz e tranquilidade, Jezabel finalmente escorraçou o velhote para fora do país, onde ele morreu.
 
Já de meia idade, Acab foi morto em batalha, o que encorajou Jeú, o comandante do exército, a pular para o trono. Jeú tinha alguns assassinatos de faxina para fazer, mas finalmente chegou a vez de Jezabel, para alegria da facção do profeta. Vestindo uma roupa de arrasar, ela esperou à janela, zombando de Jeú arrogantemente. Lívido, ele ordenou que os eunucos da casa a empurrassem para fora, e em seguida a atropelou com sua carruagem, deixando o trabalho de limpeza para os vira-latas locais. Mais tarde, sentindo-se mal sobre o lance dos cachorros, ele foi recolher seu corpo para enterrá-lo – mas tudo o que a unidade canina havia deixado foram os pedaços maiores de Jezabel, um eco nitidamente suspeito das terríveis palavras do profeta Elias.

A autora
Vicki León
 

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “ELISSA”, sobrinha-neta de Jezabel, era uma manipuladora de pessoas e via o mundo através da diplomacia. Foi praticamente a mulher que fundou a cidade de Cartago que, num rápido tempo, transformou-se numa potência mundial.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...