Aracaju/Se,

sábado, 5 de julho de 2014

O Lorde Feudal do Castelo de Papelão

Artigo pessoal

O lorde feudal do castelo de papelão
Clóvis Barbosa
 
O grande poeta português Fernando Pessoa dizia que é preciso certa coragem intelectual para um indivíduo reconhecer que não passa de um farrapo humano, aborto sobrevivente e louco ainda fora das fronteiras da internabilidade. Num poema que já foi objeto de uma crônica de minha autoria, aqui no JC, poema em linha reta, escrito pelo seu heterônimo Álvaro de Campos, tido por ele como “o mais histericamente histérico de mim”, Pessoa diz: “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. (...) Toda gente que eu conheço e que fala comigo nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu um enxovalho, nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida... Quem me dera ouvir de alguém a voz humana que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; que contasse, não uma violência, mas uma covardia! Não, são todos o Ideal, se os ouço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? (...) Poderão as mulheres não os terem amado, podem ter sido traídos – mas ridículos nunca!”. Pois bem, o mundo está cheio desses semideuses que pululam nos galhos da insensatez, da vaidade, do descalabro ético, da hipocrisia, da indolência e preguiça. Tudo irmã gêmea da arrogância, característica principal dessa estirpe de gente, que está em todo lugar, em toda atividade humana, que se vangloria da desonra de haver ludibriado alguém e de receber honrarias pelos malefícios praticados.
 
Só e somente ele é quem é honrado e acredita ser o melhor de todos. Diferentemente dos sábios, recebem como afronta uma crítica à um equívoco ou a uma estupidez cometida. Quase sempre são egocêntricos, desonestos e indignos de confiança. Cuidado! Uma pessoa assim está sempre próxima de nós, no dia a dia, na política, nas artes, no emprego, nos órgãos de comunicação e em todo lugar. A fama e o poder são os melhores ambientes de surgimento desse tipo de anômalo. Encantador, ele causa sempre uma boa impressão. Ele é um Psicopata! Firme-se, entretanto, que me refiro a psicopata não como o doente mental, ou seja, não me dirijo aos portadores de distúrbio que afeta o elemento psíquico “percepção” do mundo real. A deficiência mental é a enfermidade que alcança o psiquismo no âmbito da “inteligência”. Como exemplo, a tríade oligofrênica: debilidade, imbecilidade e idiotia. A Psicopatia que faço alusão não é a doença, nem a deficiência. É a condição, inata e irreversível de comportamento sabido e consciente do indivíduo, é o termo no significado popular da expressão, atribuída sempre a quem, sem ser doente mental, tem comportamento antissocial.
 
Essa turba que povoa o nosso espaço aumenta cada dia. Quer ver o diabo faça um teste com alguém que assume o poder. Transforma-se, de imediato. Passa a ser um PhD naquela atividade. Não interessam as forças, as circunstâncias, os erros do adversário, a forma como ele chegou ao píncaro, nada! Ele chegou à glória por força da sua “inteligência”, da sua capacidade de aglutinar e por ser o melhor entre todos. Não ouse aconselhá-lo ou tentar estabelecer um diálogo num momento de crise. A resposta é imediata: - eu sou pós-doutor, não preciso de interferência de ninguém; eu sei como resolver, pois, se não soubesse, não era eu que estava no poder, mas você. É sempre assim. O poder, para esse psicopata é eterno. Nunca acaba. Não se mira nos exemplos da literatura, da história, da Bíblia e da universidade da rua. Sempre olha a plebe de cima para baixo, como ser inexistente. Pobre de espírito, não sabe o que perde quando deixa de lado a experiência que se encerra num homem do povo. Alexandre, o Grande, subjugou o mundo com as suas vitórias em diversas batalhas. Morreu feio, envenenado por um criado; Xerxes. Filho de Dario I, rei da Pérsia, conquistou o Egito e tentou fazer o mesmo com a Grécia, pois se achava o dono do mundo. Sofreu uma fragorosa derrota, fugindo para a Ásia, onde morreu assassinado por um seu cortesão. O mesmo aconteceu com o poderoso imperador romano Júlio César que em pouco tempo morreu apunhalado.
 
O exemplo mais recente é o de Muammar Gaddafi, também objeto de uma crônica aqui neste espaço.  O seu fim mostra que nenhum poder foi tão grande que não tivesse sucumbido de forma terrível, como foi o seu caso, testemunhado por milhões de pessoas. Todos foram e são esmagados pelo próprio veneno. O veneno da arrogância. Em Tiago, em 4,6 está dito que “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”, ou seja, o arrogante Deus humilha, mas o humilde Ele sempre exalta. Todos conhecem a história da escrava Agar. Está ali no Livro do Gênesis. Por não poder conceber, Sara, mulher de Abrão, propôs-lhe: “Já que o Senhor me fez estéril, une-te à minha escrava, para ver se, por meio dela, eu possa ter filhos”. Abrão acordou com a ideia, unindo-se a Agar que lhe deu um filho, só que, durante a gravidez, passou a esnobar a sua Senhora, pensando possuir um poder que na verdade não possuía, terminando sendo de forma obstativa expulsa da casa com o seu filho, tudo fruto de sua estupidez.
 
Mas na verdade, esse time de pessoas que se vestem com a roupa da vaidade e da arrogância, não passa de seres medíocres. Como bem diz José Ingenieros, barcos de amplas velas, mas desprovidos de timão, não sabem determinar seu próprio rumo: ignoram se irão varar uma praia arenosa ou arrebentar-se contra um penhasco. O problema é que eles se sentem felizes, repetindo, sempre, com toda pavonice, aquilo que o personagem vivido por Al Pacino, em O Advogado do Diabo, diz no final do filme: Vaidade: meu pecado favorito. Oxalá que não se acabem como no poema “Vaidade, Tudo Vaidade”, do poeta português Antônio Nobre: “... Vaidade! Um dia, foi-se-me a Fortuna e eu vi-me só no mar com minha escuna, e ninguém me valeu na tempestade”.

Publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, edição de domingo e segunda-feira, 9 e 10 de dezembro de 2012, Caderno B, página 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...