Aracaju/Se,

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mulheres da Antiguidade - Hedéia e suas irmãs

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
HEDÉIA E SUAS IRMÃS

Vicki León
O século I d.C. foi um tempo de glória para atletas como Hedéia e suas duas irmãs. No Império Romano quase todas as cidades tinham termas públicas e um ginásio com instalações para manter a forma física. A cada ano, trezentos jogos atléticos importantes eram conduzidos em todo o Mediterrâneo. As boas estradas romanas faziam com que a viagem por terra fosse vagarosa, mas segura, e a marinha havia posto um ponto final na pirataria desenfreada que antes existia.
Trales, uma cidade tipicamente próspera e louca por esportes, situada numa elevação à beira do rio Meandro na Ásia Menor, era a cidade natal deste trio triplamente ameaçador. Trifosa e Dionísia, a mais velha e a caçula, eram especializadas em corrida. Hedéia fazia de tudo. Além da corrida a pé, ela corria com carruagens de guerra, cantava e tocava lira.
As irmãs competiam em dois tipos de eventos: “coroa” e “dinheiro”. Os jogos da coroa incluíam os Quatro Grandes originais – Olímpico, Pítio, Ístmico e Nemeu. Nesses jogos, os vencedores conquistavam altos status, mas recebiam coroas simbólicas. Entretanto, uma vez em casa, as regalias jorravam, desde dinheiro a refeições grátis pelo resto da vida (algo muito similar ao que acontece com os atletas olímpicos de hoje). Nos jogos por dinheiro, os vencedores recebiam dinheiro e outros presentes, pagos pela cidade patrocinadora do evento. Por exemplo, o primeiro prêmio na corrida a pé de duzentos metros podia corresponder a quatro vezes o soldo anual de um soldado. Prêmios à parte, os atletas conquistavam uma fama incrível. A competição atlética no circuito de jogos, e a participação feminina nesses eventos, era uma indústria em rápido crescimento.
O recorde de vitórias do trio era extraordinário. Durante cinco anos, Trifosa conquistou coroas nos Jogos Ístmicos perto de Corinto e nos Jogos Pítios que se seguiram em Delfos – a primeira mulher a conseguir esta façanha. Dionísia obteve os primeiros lugares nas corridas a pé, no Festival Asclepiano em Epidauro e nos Jogos Nemeus. Hedéia venceu a corrida de carruagens de guerra nos Jogos Ístmicos e conquistou os dois primeiros lugares nas corridas a pé nos Jogos Nemeus e Siciônicos. Ela também abocanhou um primeiro lugar no concurso de tocadores de lira na Sebastéia em Atenas. Essas medalhas de ouro são apenas momentos de destaque em suas carreiras, inscritos por seu orgulhoso pai na base da estátua das três em Delfos. Sem dúvida alguma, as extraordinárias irmãs acumularam um número incalculável de colocações e espetáculos, mas somente as colocações vencedoras eram registradas e premiadas. Na categoria de status, as irmãs foram nomeadas cidadãs honorárias de Delfos, Corinto e Atenas. A cidadania (que, em certas épocas e lugares, as mulheres frequentemente não tinham) oferecia benefícios como o direito de votar, pensões isentas de impostos e o privilégio de ocupar cargos públicos.
As irmãs podem não ter endossado marcas de tênis de corrida, mas certamente serviram como modelos de atuação para mulheres de todos os lugares. Quando finalmente se aposentaram das competições, as palavras de um certo Paulo de Tarso, um evangelista reacionário e fã de esportes, estavam nos lábios de todos: “Lutei um boa luta; alcancei o fim do meu percurso; mantive minha fé”. Suas palavras podiam facilmente estar resumindo as vidas do trio de atletas corredoras de Trales.

A autora
Vicki León

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “TECLA”. Ela foi um seguidor de Paulo de Tarso e viveu no século I, d.C. De espírito aventureiro, seguiu Paulo pela Espanha, por todo o Mediterrâneo e até Éfeso na Ásia Menor. Terminou como uma referência entre os católicos da Turquia.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...