Aracaju/Se,

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mulheres da Antiguidade - HERODÍADE

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
HERODÍADE

Vicki León
 
Herodíade e sua filha Salomé

As mães de artistas são brutais. Entretanto, para algumas pessoas dessa laia, o mundo inteiro é um palco. Essas ideias mais ou menos resumem como era a odiosa Herodíade, que manipulava sua filha e seus maridos como um manipulador de marionetes dos Muppets. Nascida mais ou menos na mesma época de Jesus de Nazaré, a princesa judia Herodíade casou com seu tio Herodes Filipe. Não, esta não foi a parte escandalosa; a escandalosa foi que Herodíade continuou a procurar alguém mais atraente e finalmente encontrou-o na pessoa de seu cunhado Herodes Ântipas. Essa mulher nobre, em seus trinta e tantos anos, e esse príncipe normalmente pouco impetuoso se conheceram e descobriram sua compatibilidade em Roma. Ântipas tentou se desengatar de seu casamento de trinta anos por carta. Sua esposa árabe ficou ligeiramente aborrecida, mas não foi nada comparado à reação de seu sogro humilhado e vingativo.
 
Entretanto, os pombinhos enfrentaram uma pressão maior com o divórcio de Herodíade. As leis das escrituras judaicas realmente desaprovavam o fato de um homem casar com a mulher de seu irmão enquanto este ainda estava vivo. O casal feliz retornou ao seu ninho de amor em Tiberíade no mar da Galiléia, só para descobrir que se encontravam no topo da lista de pessoas em quem cuspia: João Batista, um profeta local e membro da fanática seita essênia, cujo slogan informal era “mulheres não são bem-vindas”. Rude e furioso com João, Herodes Ântipas hesitou em liquidar com ele de imediato. Afinal, João tinha um bocado de seguidores.
 
Contudo, Herodíade definitivamente detestava estar do lado errado do dedo acusador do profeta. Tendo sido sempre uma mulher do palco, ela organizou um pequeno recital de dança para a festa de aniversário do seu marido, tendo como estrela do espetáculo sua voluptuosa filha, Salomé. São poucas as apresentações amadoras que conseguem os resultados que a de Salomé conseguiu. Bons vinhos, a agradável companhia de amigos, o avançado da noite e a dança escandalosa deixaram Herodes numa disposição bem-humorada. Rindo, ele disse que Salomé podia pedir qualquer coisa que ela quisesse de presente. Competentemente treinada, ela pediu a cabeça de João Batista à La carte.
 
Aparentemente, Herodes gostava menos da ideia de rirem dele como uma pessoa que promete um presente e não dá do que de ser um assassino. Portanto, Herodíade conseguiu seu intuito de silenciar João. Por fim, o imperador Calígula de Roma tirou de Herodes seu imóvel na Terra Santa, e o baniu para a Gália em 39 d.C. Herodíade, fiel a ele à sua maneira, foi com o marido.
 
Quanto a Salomé, ela se casou três vezes, teve quatro filhas, manteve suas formas e até mesmo teve o seu retrato cunhado nas moedas da Cálcida na Grécia. Seus quinze minutos de fama horripilantemente deselegantes continuam sendo uma inspiração distorcida para mães de artistas de todos os lugares do mundo.

A autora
Vicki León 
 
- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “HEDÉIA e suas IRMÃS”. Elas viveram em Trales, cidade próspera e cheia de eventos esportivos, situada à beira do rio Meandro na Ásia Menor. Hedéia fazia de tudo. Além de corrida a pé, ela corria com carruagens de guerra, cantava e tocava lira. Suas irmãs Fritosa e Dionísia eram especializadas em corrida. Viveram no Século I, d.C.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...