Aracaju/Se,

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mulheres da Antiguidade - Antíoca & suas Companheiras Filantropas

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ANTÍOCA & SUAS COMPANHEIRAS FILANTROPAS

Vicki León
 
Tente imaginar um mundo sem chocolate – um dos muitos obstáculos à felicidade, que as mulheres da antiguidade ao redor do Mediterrâneo tinham de enfrentar. A carência de sobremesas, do privilégio de votar e de outros itens fazia da vida um verdadeiro desafio para as mulheres. Por outro lado, muitas mulheres de posse trabalhavam para melhorar a qualidade de vida dos outros. Graças a uma tradição chamada liturgia, as pessoas ricas consideravam uma honra sustentar custos municipais num sistema rotativo, para projetos custosos como abastecer ginásios e termas com óleos custosos, construir e consertar edifícios e estruturas públicas, prover fundos para festivais de drama e música, aparelhar as esquadras navais e subsidiar programas de alimentação. O que as mulheres recebiam além de um reflexo de esplendor filantrópico? Gratidão pública, reconhecimento (placas, decretos, estátuas e inscrições) e honras, desde as melhores cadeiras no teatro ao título de cidadã honorária. As liturgias realmente de primeira classe ligavam seu nome ao ano de seu serviço. Seis pessoas de cidades ao redor da Ásia Menor, a enorme área colonizada pelos gregos na Turquia atual, são exemplos típicos das mulheres altruístas daquela época.
 
Como administradora e ginasiarca, Antíoca de Dorileo lubrificou um bocado de mãos – com azeite de oliva, isto é, a versão grega do sabão. Em vez de se ensaboar, as pessoas se exercitavam, se banhavam, se besuntavam com óleo e o retiravam raspando o corpo com uma engenhoca chamada strigil. Antíoca financiava o fluxo diário de óleo ao ritmo de 157 mililitros por mulher; em sua cidade, as mulheres até mesmo tinham seu próprio ginásio.
 
Além dos deveres por ser uma sacerdotisa de Hera pelo resto da vida, Tata também pagava por prazeres seculares, subsidiando o óleo para os atletas da cidade e patrocinando inúmeros banquetes para os cidadãos de Afrodisia (com sofás para todos se refestelarem!). Em certas ocasiões, essa czarina do entretenimento importava dançarinos e atores de renome para os eventos, às suas próprias custas.
File de Priene tornou-se a primeira magistrada feminina da cidade. Com seus próprios recursos, ela construiu o primeiro reservatório d’água e aqueduto de sua cidade. A infraestrutura criada por File sem dúvida foi bem-vinda neste centro urbano tipicamente grego, com termas públicas e ginásios que engoliam água aos borbotões.
 
Júlia Severa viveu em Acmonéia, próxima ao mar Negro. Em torno de 60 d.C., no reinado de Nero, ela foi nomeada magistrada financeira da cidade. Júlia deve ter doado uma fortuna, pois seu nome apareceu até mesmo nas moedas locais.
 
Menodora de Sillyon já havia ocupado quatro cargos religiosos e três públicos como liturgista quando seu filho morreu. Então ela transformou seu pesar em auxílio para a nutrição das crianças de sua cidade, financiando um gigantesco programa de alimentação. Somando tudo, sua generosidade totalizou uns 520 mil denários.
 
Arquipe, outra garota generosa da cidade costeira de Cime, foi exaltada efusivamente por suas boas ações, que incluíam comida e bebida de graça para todos os cimianos. Os editais até mesmo listam as quantias que ela gastou – talvez seja um pouco vulgar fornecer os preços do fornecimento de comida, mas as pessoas gostavam de números concretos.

A autora
Vicki León
 

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “BERNICE”, princesa judia que viveu no século I, d.C. Casou várias vezes, mas gostava mesmo era o fazer amor com o seu irmão Agripa II. Apaixonou-se por Tito, o imperador, pensando na possibilidade de ser a rainha em Jerusalém. Não deu certo, passando os seus últimos dias na Gália, onde morreu aos 72 anos.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...