Aracaju/Se,

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Retratos da Vida

Artigo pessoal

Retratos da vida
Clóvis Barbosa
Clarice Lispector

Conta-se que em maio de 1976, o jornalista José Cas­te­llo, colaborador de O Globo, recebe a mis­são de entrevistar a escritora Clarice Lis­pec­tor, que torcia o bico para esse tipo de pedido. Mas Castello cumpriu a missão. A primeira pergunta que ele fez foi, Por que você escreve? – Vou lhe responder com outra pergunta, disse ela, - Por que você bebe água? - Por que bebo água? Porque tenho sede. Ela redarguiu, concluindo: - Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva. Era assim a nossa Clarice (1920-1977) que, embora nascida Haia Pinkhasovna Lispector, em Tchetchelnik, Ucrânia, tinha orgulho em se declarar brasileira e pernambucana. Ela escrevia para não morrer. A vida é assim. Cada qual com o seu cada qual. Eu, por exemplo, passo a vida fazendo o que gosto, e o faço para me manter, também, vivo. Gosto do meu trabalho, da minha família, dos meus amigos, de correr, caminhar e, como dizem os franceses, de flanar. Reflito, penso, falo sozinho e converso com o mar. Como é bom conversar com o mar! Quantas verdades são atiradas em nossa cara! Toda vez que experimento a dor, lembro-me de uma frase do escritor e ocultista francês Eliphas Lévi (1810-1875): “Um sofrimento é sempre uma advertência, pior para quem não sabe compreendê-la. Quando a natureza puxa a corda, é porque caminhamos ao contrário; quando ela nos castiga, é que o perigo está perto. Desgraçado então de quem não reflete!"
 
Quando meus pais faleceram, tive uma conversa comigo mesmo e cheguei à conclusão que eles foram o veículo que produziu o meu físico. Comecei a rezar e agradecê-los de forma bastante profunda e respeitosa, como o faço até hoje. Não me deixaram bens materiais, mas me deram como herança um corpo com isenção de doenças que hoje chamamos "males da civilização". Esse foi o grande presente que eles deixaram para os seus filhos. É claro que o que sofremos hoje é graças a nós mesmos, que lamentavelmente, os atraímos, muitas vezes irresponsavelmente. Mas, não podemos esquecer que a parte interior (nossa), a alma, é uma bênção de Deus. Aqui estamos para ganhar experiência e aprimorar a nossa personalidade. Portanto, “Decifra-te ou te devoram”, frase lapidar para que você possa lidar com o sentido da vida. As doenças da alma são causadas pela falta de conhecimento daquela pergunta tão necessária no nosso dia-a-dia: o que é e pra que serve a vida? Daí as experiências de história de vida que assistimos todos os dias, onde as pessoas se redescrevem e melhoram para se manterem vivas. Manoel Condez, 60, é pai de Marco Aurélio, 26, que possui seqüelas graves de paralisia cerebral. Durante os últimos quatro anos a sua rotina é dar banho no filho, pentear os seus cabelos, carregá-lo no colo até o carro e levá-lo para a faculdade de jornalismo a 17 km de onde mora. O pai assistiu a todas as aulas, anotou lições e viu o seu filho ser diplomado na semana passada na Universidade São Judas em São Paulo.      
Teresa Beatriz Veiga e sua nora

Já contei essa história em outra crônica aqui publicada: Teresa Beatriz Viega era uma quase septuagenária de semblante descaído, pernas inchadas e passos curtos. Uma sacola na mão. Antes, ela virava a madrugada à procura do seu filho pelas ruas de São Paulo. No início conversava com ele, depois deixou de achá-lo. Ele estava preso. Foi acusado de tráfico. A polícia cidadã encontrou o suposto delinquente com algumas pedras de crack. “Eu saía do serviço e vinha toda noite para cá ver João. Nem sempre o encontrava. Mas que filho não gosta de ver a mãe?” Dona Tereza permaneceu indo à Cracolândia. Não para ver o filho. Mas a barriga de Desirée, sua nora, e sonhar com o neto que estava ali. Grávida de quatro meses, Desirée, 35 anos, também era viciada em crack. “Não sei nem se esse é o nome verdadeiro dela, mas não vou abandoná-la”, sussurrava Tereza Beatriz. Dois jornalistas da Folha de S. Paulo acompanharam a procissão dos aflitos à qual Teresa se somou. Ela andou durante cerca de três horas à busca de Desirée. Achou-a numa pensão, perto da Estação da Luz. Desirée fumava crack desde os 12 anos. Achava difícil largar o vício. Teresa, porém, não perdia a esperança: “Você vai formar uma família comigo. Vai deixar tudo, sim.” Teresa era faxineira e recebia na época uma pensão de R$622 e ganha R$70 por dia de trabalho. Ninguém sabe do desfecho dessa história, mas Teresa deu um sentido à vida e o que ela fazia era para se manter viva.
Aracy e Guimarães Rosa

Dois outros grandes exemplos vindos de duas mulheres extraordinárias. Uma brasileira, nascida no interior do Paraná e que ficou conhecida como “O anjo de Hamburgo”. Aracy Moebius de Carvalho, nome de solteira, e Aracy Carvalho Guimarães Rosa, de casada. O seu nome está escrito no Jardim dos “Justos entre as Nações”, no Museu do Holocausto (Yad Vashem) em Israel e no de Washington (EUA). Dona Aracy, como era conhecida, trabalhou no Consulado do Brasil em Hamburgo, Alemanha, onde conheceu o escritor Guimarães Rosa e com ele se casou. Salvou judeus na Alemanha nazista, enfrentou as leis antissemitas do Estado Novo e escondeu perseguidos políticos durante a ditadura militar brasileira, como intelectuais, artistas, compositores e músicos. Quando morreu aos 102 anos, em São Paulo, sofria do mal de Alzheimer. Outra era a polaca Irena Sendler, conhecida como “O anjo do Gueto de Varsóvia”, que durante a Segunda Guerra trabalhava no Gueto de Varsóvia como especialista em canalizações. Salvou muitas crianças judias, aproximadamente 2.500, as quais eram transportadas em uma caixa de ferramentas. Descoberta, foi presa pela Gestapo e levada para a prisão de Pawiak, onde teve os ossos dos pés e das pernas quebrados. Embora condenada à morte, ela conseguiu fugir da prisão, ajudada por um soldado alemão. Morreu em 2008. Essas duas mulheres, assim como Oskar Shindler, fizeram da salvação de judeus a razão de suas vidas.
 
O grande cineasta alemão, Wim Wenders, dizia que muita coisa nos diverte, mas o que vale são as experiências que nos transformam. Todos esses exemplos e milhares de outros foram possíveis porque todos eles fizeram de todos os dias que viveram como o primeiro dia do resto de suas vidas.

Post Scriptum
Ele era sergipano e não sabia

Aos 63 anos, morreu em São Paulo, no dia primeiro deste mês, o jornalista Zoroastro Sant'Anna, que entre 2003 e 2010 viveu intensamente em Sergipe, participando umbilicalmente dos movimentos de vanguarda do jornalismo e da cultura. Zorô, como era carinhosamente chamado, tinha uma paixão frenética por Aracaju. E logo ele que viveu em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Frankfurt, Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, Madrid, Lisboa e Roma, não se cansava de dizer que a brisa de Aracaju era única no mundo, porque ela tem o poder de nos acariciar. Interessante é que Zorô frequentou, na sua mocidade, os mesmos lugares que frequentei em Salvador: Instituto Cultural Brasil-Alemanha e Instituto Goeth, no Corredor da Vitória, Teatro Vila Velha no Campo Grande, Clube de Cinema da Bahia e o bar Na tonga da mironga do kabuletê, no Rio Vermelho. Nunca nos bicamos, o que veio somente acontecer aqui em Aracaju a partir de 2006. Antes da sua última vinda a Aracaju, no ano passado, estive com ele várias vezes no Rio de Janeiro, frequentando os lugares que ele tanto amava, como o Tio Sam, um boteco do Leblon. Ele estava fissurado com o seu projeto de realizar um longa-metragem sobre o cangaceiro Lampião. Zorô era um homem de princípios. Morreu pobre. Mas era um homem rico. Sua riqueza e seu legado foram suas idéias, ora contundentes, ora sutis, mas carregada de um senso de humor extraordinário. Zorô deixou saudades!  Era sergipano e não sabia!


- Publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, edição de domingo e segunda-feira, 14 e 15 de abril de 2013, Caderno B, página 11.
- Postado no Blog Primeira Mão, em 15 de abril de 2013, domingo, às 08:07::57. Site:
- As fotos deste ensaio, para divulgação, foram retirados do google. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...