Aracaju/Se,

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Poesia - O Lobo

Poesia

O Lobo
Marcelo Déda
Aracaju, 24 de julho de 2011.
(Para Cleomar Brandi)
Resultado de imagem para o lobo
 Nativo da noite,
Procurei abrigo
No porto da madrugada:
Despachei em navios
De madeira e linho
Os últimos medos
E engarrafei em vasos sagrados
Minha safra de lágrimas.
 Resultado de imagem para nuas ilusões
Com as mãos nuas
Despi as ilusões
Vestindo-me com um sorriso
Que ganhei da lua
Quando plantava
Marés cheias.
Resultado de imagem para manhãs 
Chorei a agonia
De mil crepúsculos
E esperei feliz
As manhãs serem paridas
Para acalentá-las
Em braços de sal e ondas.
Resultado de imagem para soldados de tantos deuses 
Soldado de tantos deuses,
Sepultei velhas fés
Para que a esperança
Pudesse ser amante
Do meu cotidiano.
Resultado de imagem para futuro revogado 
Revoguei o futuro
Do meu cálculo
E fiz de presentes
O tempo dos meus verbos.
 Resultado de imagem para pegadas no sereno
Zombei da dor
E doei-me
Em nacos de carnes.
Quando roubaram
Minha estrada
Corri com as asas
Que herdei de uma
Cigana de seios fartos
E juízo curto.
(aprendi a caminhar na brisa
deixando pegadas no sereno).
Resultado de imagem para ira de aquiles
Fiz-me corsário
Sem naus e sem ódios.
Surpreendi amores
Em desertas ilhas
E guardei um tesouro
De carícias e afetos,
Perfumes e madeixas,
Peles de ébano,
Pernas de alabastro,
Lábios de veludo,
Línguas vorazes...
Descartei a ira de Aquiles
E a astúcias de Odisseus:
Quando ouvi o canto das sereias
Soltei-me do mastro
E brinquei com a morte.
Resultado de imagem para exército invisível
Vendo-me assim,
Ainda pensas que sou metade?
Pois, saibas,
Nunca ninguém foi tão inteiro:
Levantei acampamento
Em remotos bares
E lá hasteei meu estandarte
De sangue e perdões.
Fiz dos amigos
Meu invencível exército
E da fé no homem
Meu derradeiro credo.
Resultado de imagem para canção do exílio
Compartilhei o maná
Dos sonhos
E pus a letra
Numa canção de exílio
Desafiei da lei
Todos os interditos:
Imprimi na alma
Uma crônica alegre
Para que assim
Os cegos a lessem.
Resultado de imagem para madrugada de breu intenso
Certa madrugada
De breu intenso
Matei a covardia:
Ateei fogo em minhas barbas
E vivi a alegria sagrada
De Lavrar a luz
Num campo soturno de trevas.
Resultado de imagem para a morte
Agora devo sangrar a alvorada;
Pisar sem medo a praia derradeira
Lanço meu uivo numa gargalhada,
Sorvo, tranquilo, a última saideira.


O autor
Marcelo Déda (1960-2013)
Resultado de imagem para marcelo déda


Marcelo Déda Chagas foi um advogado e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. Com carreira política em seu estado natal, Sergipe, ele foi deputado estadual e federal.
  1. Nascimento11 de março de 1960, Simão Dias, Sergipe
  2. Falecimento2 de dezembro de 2013, São Paulo, São Paulo
  3. Cargos ocupados: Deputado Estadual, Deputado Federal (dois mandatos), Prefeito de Aracaju (dois mandatos) e governador de Sergipe (dois mandatos). Todas as eleições majoritárias foram ganhas no primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...