Aracaju/Se,

domingo, 19 de julho de 2015

Mulheres da Antiguidade - Aristonice

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ARISTONICE

Vicki León
 Resultado de imagem para aristonice
Pressagiadora por excelência, Aristonice, tal como Dear Abby e Ann (com seus programas de consultas na televisão americana), dava conselhos aos loucos por poder, aos desorientados e aos amantes abandonados. Como uma componente da longa fila de pitonisas do oráculo de Delfos, as palavras frequentemente ambíguas de Aristonice encerravam mais força do que uma nota pessoal do presidente, uma revelação do papa, ou uma pesquisa Harris de opinião pública. Existiam outros oráculos importantes ao redor do mundo antigo, e Delfos estava ligado a eles via serviço de pombo-correio, permitindo a troca ocasional de informações sólidas para aumentar a satisfação dos clientes, deveríamos dizer, em relação à precisão mediúnica.
 Resultado de imagem para oráculo de delfos
A carreira de Aristonice como pitonisa transcorreu em torno de 500 a. C. Durante sua longa história, os requisitos para o cargo mudaram. No início, a pitonisa tinha de ser uma jovem virgem, até que aconteceu um infeliz incidente envolvendo um tessálio indisciplinado, quando então as especificações do cargo foram mudadas apressadamente, requerendo uma mulher madura vestida como uma virgem (a virgem bem-vestida daquele tempo usava um vestido branco curto acima dos joelhos e um véu roxo por sobre o rosto). No tempo de Aristonice, as mulheres escolhidas como pitonisas tinham de ser moralmente puras, com bom temperamento e boa cabeça para as alturas. Como as sacerdotisas diziam e a vidente Jeanne Dixon confirmaria, o serviço mediúnico significava uma existência árdua.
 Resultado de imagem para oráculo de delfos
Além de prestígio, o cargo oferecia um ótimo horário de trabalho; Aristonice profetizava “ao vivo” somente no sétimo dia do mês, nove meses por ano. Todavia, havia situações de trabalho difíceis. A OSHA (Occupational Safety and Health Association) teria fechado o estabelecimento num minuto. Para dar impulso a seus poderes proféticos, Aristonice tomava um banho de purificação gelado, depois observava um cabrito ser borrifado com água; se ele tivesse um calafrio, o oráculo estava aberto para negócios. Aristonice então sentava em um tripé de ferro e oscilava precariamente por sobre um abismo profundo durante horas. Ela pode ter mastigado folhas de louro ou respirado os vapores do abismo ou não. Essas coisas eram encenação; Aristonice era competente, uma médium que havia aprendido a usar seus poderes ao máximo, provavelmente com ajuda de sugestão hipnótica e treinamento das duas outras pitonisas disponíveis.
 Resultado de imagem para oráculo de delfos
Aristonice ganhou fama por suas profecias numa época crítica – logo antes da guerra entre gregos e persas. Duas vezes a delegação ateniense pagou a taxa do oráculo, somente para ouvi-la dizer em versos enigmáticos que os gregos iam perder até as calças. Ela realmente lhes fez uma promessa solene quando disse que o sangue iria pingar do telhado do templo em Atenas e as estátuas transpirariam de medo – e foi o que aconteceu. Entretanto, aquela atuação foi show bis, e não poder mediúnico. O pronunciamento de Aristonice fazia parte de um esquema tramado pelo general e líder político Temístocles. Angariando a ajuda dos oráculos mais respeitados da Grécia, ele assustou os atenienses fazendo-os seguir sua estratégia na batalha naval – o que proporcionou aos gregos, que estavam em grande desvantagem numérica, a vitória sobre seus oponentes persas.

A autora
Vicki León
 Resultado de imagem para vicki leon

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “GORGO”, que viveu por volta do ano 500 a.C. e era filha do rei Cleômenes e se tornou uma heroína do povo espartano.  

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...