Aracaju/Se,

domingo, 5 de julho de 2015

Mulheres da antiguidade - Rodópis

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
RODÓPIS
 Vicki León
 Resultado de imagem para rhodopis egyptian cinderella story
Junto com filosofia e queijo de leite de ovelha, os gregos se preocupavam apaixonadamente em deixar uma marca nesta vida – e serem lembrados pelo nome depois de passarem desta para outra. Entretanto, poucos levavam essa mania de imortalidade aos estonteantes extremos de Rodópis.
 Resultado de imagem para rhodopis egyptian cinderella story
Ela vivia na ilha de Samos, sendo escrava numa casa de família do século VII a.C., que incluía um colega escravo e tecedor de fábulas chamado Esopo. Nascida com o nome de Dorica, ela recebeu o apelido de Rodópis ou “Bochechas Rosadas” quando foi posta para trabalhar como vendedora de sexo em Náucratis, no Egito. Não demorou muito até que ela topasse com um vendedor de vinho, de Lesbos, chamado Cáraxos (o vinho de Lesbos, o vendedor viajante era heterossexual, ou essa história não teria ido muito adiante). Logo, Cáraxos estava monopolizando a mercadoria da Rosadinha, que cobrava até um talento (equivalente em dólares a uma quantia de quatro algarismos) por noite. Totalmente perdido de amor, ele então gastou uma larga quantia para resgatar Rosadinha da escravidão. Exatamente quanto? O suficiente para quase levar sua família aristocrática à falência – que incluía sua irmã mais nova, a poeta Safo. Mas o pior estava por vir: no capítulo final de “Quando Rosadinha conheceu Cará”, o par se casou. Todavia, a alegre prostituta gostava da sua linha de trabalho; mesmo depois da lua-de-mel, recusou-se a desistir de suas atividades e continuou a acumular esses talentos.
 Resultado de imagem para rhodopis
Rosadinha tinha em mente mais do que prostituição. Como alguém que comercializava prazer (um produto abstrato), ela desejava ardentemente deixar uma evidência mais concreta de seu sucesso na vida. Insatisfeita com uma elegante lápide, Rosadinha sonhava em construir uma gigantesca pirâmide dedicada ao amor. Narrativas conflitantes dificultam que se saiba se sua notável aspiração viu a luz do dia ou não. Alguns escritores dizem que sim; uma outra história diz que o esquema da pirâmide foi para o brejo, e, em vez da construção, Rosadinha decidiu investir em espetos de ferro, dedicando-os aos deuses no prestigioso santuário em Delfos. Um historiador disse que os viu amontoados numa grande pilha atrás de um altar. Mudar de pirâmides para espetos de churrascos pode parecer uma decadência; entretanto, os espetos eram uma antiga forma de dinheiro no mundo grego. Para aumentar a confusão, os gregos usavam a palavra obelisco para descrever tanto um espeto de churrasco como um monumento alto, no formato do que existe em Washington. Além do mais, tanto os obeliscos como as pirâmides tinham topos triangulares com a ponta feito de electro, uma liga de ouro e prata que brilhava sensacionalmente ao sol.
Resultado de imagem para rhodopis e safo 
Ironicamente, a fama mais duradoura de Rosadinha veio através de Safo, sua desgostosa cunhada. Terrivelmente aborrecida com o relacionamento embaraçoso do irmão e os apertos financeiros nada róseos em que ele havia colocado a família, ela lançou diversos poemas amargurados para expressar sua vergonha. Fragmentos de cinco deles foram encontrados, inclusive essa reconstrução feita pelo poeta Beram Saklatvala:

Mas Oh! Cáraxos, você escolheu mal!
Dorica pode ser comprada por qualquer homem,
Seus beijos são mercadoria trocada por ouro.
Você tomou para sua satisfação uma coisa a venda,
E se juntou ao seu amor tão errante,
E considera como lindo o que todos podem comprar!
Resultado de imagem para rhodopis e safo           
Dada a tentativa de sua cunhada Bochechinha Rosada de alcançar a notoriedade, teria sido uma jogada melhor da parte de Safo ter um oportuno caso de bloqueio mental de escritor, você não acha?

A autora
Vicki León
 Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “ARISTONICE”. Pitonisa, ela ganhou fama por suas profecias numa época crítica, logo antes da guerra entre gregos e persas.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...