Aracaju/Se,

domingo, 16 de agosto de 2015

Mulheres da antiguidade - Calipatira

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
CALIPATIRA

Vicki León
 Resultado de imagem para calipatira
Calipatira – que literalmente significa “Sra. Bom Papai” – era da Grécia. Ela começou sua vida com o nome de Ferenique, recebendo mais tarde seu apelido pelos feitos insolentes e fora do comum que a fizeram famosa. Ferenique veio da ilha de Rodes, sendo de uma família de atletas e de superestrelas olímpicas, desde seu pai Diágoras, campeão de boxe em 464 a.C., a seus irmãos, que durante décadas dominaram o boxe e o pancrácio (uma mistura exibicionista do boxe, luta livre e sadismo). Quando Ferenique e seu marido, Calíanax, tiveram dois meninos que se mostraram promissores como boxeadores, a família começou a pensar: é hora de continuar a dinastia! Realmente, o rapaz mais velho levou a medalha de ouro no boxe masculino, e a dinastia estava rolando outra vez.
 Resultado de imagem para jogos olímpicos na grécia antiga
Então o destino interveio – Calíanax morreu. A jovem viúva maníaca por esportes ficou devastada. Era suficientemente ruim ter perdido seu companheiro, mas ainda por cima seu filho mais jovem Pisodoro, já preparado para a Nonagésima Oitava Olimpíada, tinha perdido seu treinador. E também não era um pequeno detalhe técnico: competidores e treinadores eram obrigados a morar na vila olímpica diversos meses antes do evento, seguindo regras severas de dieta e comportamento. Proveniente de uma família de machos que não se davam por vencidos, Ferenique não estava disposta a deixar que esse detalhe fosse um obstáculo no caminho de seu promissor campeão. Ela assumiu o trabalho de deixar o rapaz capacitado e em perfeita forma.
 Resultado de imagem para jogos olímpicos na grécia antiga
Debaixo de um sol tórrido de julho, foram abertos os Jogos Olímpicos de 388 a.C. com a devida cerimônia. Ferenique vestiu um uniforme de treinadora (um roupão comprido drapeado de um modo especial), pegou uma tradicional vara comprida com uma forquilha (a melhor coisa para cutucar quem está sendo treinado) e começou a se misturar obstinadamente aos outros, filtrando seu caminho até entrar no recinto reservado aos treinadores para assistir à competição. Em sua era, as mulheres casadas estavam proibidas de participar dos Jogos Olímpicos até mesmo como espectadoras; aquelas desobedientes que acabavam presas eram jogadas de um conveniente penhasco próximo. Isto não significa que alguma mulher já tivesse tentado, entretanto, por segurança, é possível que Ferenique tenha usado uma barba falsa para se misturar melhor com o pessoal.
 Resultado de imagem para jogos olímpicos na grécia antiga
Pisodoro competiu furiosamente e venceu sua disputa. Rindo estridentemente de satisfação, sua mãe pulou a barreira que separava os atletas dos treinadores. Infelizmente, seu pulo revelou muito mais do que sua felicidade. Quando souberam que o treinador era mulher e membro de uma ilustre família de atletas olímpicos, os juízes ficaram num dilema. Finalmente, o caso foi resolvido por meio de um acordo tipicamente grego: Pisodoro recebeu a coroa, sua mãe pode sair da Olimpíada andando, em vez de ser jogada do penhasco, e o comitê olímpico aprovou uma lei estipulando que, dali por diante, tanto treinadores como atletas participariam nus nas olimpíadas. A Sra. Bom Papai acabava de entrar para o livro de recordes.
Resultado de imagem para panfília

Maior colecionadora do People’s Almanac do que o escritor Michener, Panfília escreveu uns 33 livros. Filha e esposa de indivíduos eruditos, ela viveu em Epidauro no sudeste da Grécia, lugar famoso por seu santuário de teatro e saúde. Além de noveletas sobre desejo sexual e resumos históricos, Panfília, escreveu uma miscelânea de matérias populares – algo do tipo “pacote misto”, com citações, adivinhações e anedotas, em uma enciclopédia desordenada que ela achava agradável. É difícil imaginar quando ela encontrava tempo para escrever. Sua casa presenciou um desfile de convidados, desde os cultos amigos do maridinho a um ator que estava em tempo integral ao redor de sua mesa de jantar. Convidados que ficavam se alimentando em troca de fofocas e boa lábia eram chamados pelos gregos de “parasitas”. Qualquer escritor rico o suficiente para sustentar parasitas e acesso a uma boa biblioteca, como era o caso da prolífica Sra. Panfília, devia dispor de outras rendas. Consultada durante séculos, hoje só restam farrapos do pacote misto de Panfília, espalhados entre os restos igualmente desordenados de outras literaturas da antiguidade.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “ASPÁSIA”, que viveu por volta da metade do Século V, a.C. em Mileto, e era uma mulher inteligente. Foi viver em Atenas, onde manteve uma relação amoroso com Péricles, o filósofo.   

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...