Aracaju/Se,

domingo, 2 de agosto de 2015

Mulheres da Antiguidade - Gorgo

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
GORGO

Vicki León
 Resultado de imagem para gorgo, filha do rei Cleômenes
Os espartanos eram os Gary Cooper da Grécia: corajosos, austeros, escassos na fala, abundantes na ação. Eles até tinham uma fala arrastada – sendo que o caipira espartano era um tipo banal na comédia grega. Entretanto, em torno de 500 a.C., uma garotinha loquaz e educada chamada Gorgo, filha do rei Cleômenes, se tornou uma heroína do povo. Durante séculos, suas piadas e ditos chegaram às antologias e às conversas ao redor da mesa. Esta Shirley Temple espartana começou a produzir anedotas com a idade de oito anos. Nesta ocasião, ela estava ouvindo escondida uma conversa entre seu pai e um diplomata, que estava ocupado tentando convencê-lo a lutar contra os persas, oferecendo-lhe mais e mais dinheiro. Gorgo constrangeu a agressiva técnica de vendas do sujeito falando estridentemente o equivalente a: “Cuidado, pai, se você não expulsar logo esse cara desta casa, ele será a sua ruína”.
 Resultado de imagem para gorgo, filha do rei Cleômenes
Com a idade de mais ou menos vinte anos, Gorgo casou com Leônidas, um líder espartano que mais tarde iria conquistar a fama de ter sido o general mais corajoso da guerra com os persas. O fato de ter casado não limitou seu estilo. Gorgo continuou sendo a resposta da era a.C. a Erma Bombeck. A despeito de sua reputação de escassez, de agir como máquina de guerra da pesada, os espartanos tinham uma maneira provocante de manter os casamentos excitantes: os maridos não viviam com suas esposas, mas sim com os outros homens nos quartéis. Na noite de núpcias e daí por diante, o noivo se esgueirava para o quarto da noiva depois que escurecia para dormir com ela. Além disso, para sua “primeira vez”, em vez de usar uma camisolinha sensual, a noiva cortava o cabelo à escovinha e usava uma capa e sandálias masculinas!
Resultado de imagem para gorgo, filha do rei Cleômenes 
Embora com a loquaz Gorgo possa ter sido difícil falar alguma coisa, Leônidas conseguiu lançar duas boas frases. Quando ele estava dizendo adeus, de partida para lutar com os persas, Gorgo perguntou: “E se você não voltar”? (Estava claro que ela o amava; as mulheres espartanas não deviam dizer coisas loucamente sentimentais como essa). Ele respondeu: “Case com um homem honrado e tenha crianças saudáveis”.
Resultado de imagem para gorgo, filha do rei Cleômenes 
Realmente, Leônidas morreu defendendo a passagem de Termópilas com trezentos dos seus melhores homens. Como resultado, um aliado espartano na Pérsia, ao saber que o rei Xerxes planejava invadir o resto da Grécia, enviou uma mensagem para avisar aos espartanos. Para conseguir mandar a mensagem através das linhas inimigas, ele pegou uma tábua coberta de cera, comumente usada para escrever notas, raspou a cera, escreveu a mensagem na madeira, e a cobriu com cera nova, para que parecesse que a tabuinha estava em branco. Quando ela chegou a Esparta, nenhum dos generais conseguia descobrir o segredo, até que Gorgo apareceu e disse espertamente: “Simples, pessoal – a mensagem está na madeira”.
 Resultado de imagem para tessália atenas
Durante séculos, as pessoas acreditavam que as mulheres da área rural da Tessália, uma grande região montanhosa ao nordeste de Atenas, tinham o poder de fazer a lua descer quando bem entendiam. Como é que esta história começou? Como muitas outras lendas, do núcleo da verdade histórica sobre Aglonice, que pode ter sido nossa primeira mulher astrônoma. Intelectual filha do rei Hegeter, ela estudou a observação do céu com os talentosos caldeus da Mesopotâmia, concentrando-se no ciclo lunar de dezoito anos que eles haviam descoberto, chamado de Saros. Durante o ciclo de Saros, os eclipses tanto da lua como do sol se repetem quase na mesma ordem do ciclo precedente. Quando Aglonice tornou pública sua prática, seus companheiros tessálio tiveram ataques de superstição. Vendo que a lógica não a levaria a lugar algum, Aglonice se acomodou ao seu papel de “feiticeira” e abriu a sua própria tenda de profecias por encomenda. Seus anúncios de eclipse pode muito bem ter precedido a profecia de 585 a.C. feita pelo filósofo grego e observador celeste, Tales, invariavelmente apontado como o “primeiro” astrônomo.

A Autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “CALIPATIRA”, que viveu por volta dos anos 500 a.C., na Grécia, e era maníaca por esportes.  

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...