Aracaju/Se,

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mulheres da Antiguidade - Cinisca

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
CINISCA

Vicki León
Resultado de imagem para cinisca 
Até Cinisca aparecer, “sair atrás do ouro” não significava empenho olímpico – acontecia que as mulheres espartanas bem-nascidas eram proprietárias de 40 por cento dos bens imobiliários na Lacônia. Mas o fato de ser uma baronesa latifundiária entediava a inflexível Cinisca; ela preferia usar sua determinação e riqueza para abrir os Jogos Olímpicos para as mulheres. Entre os espartanos, meninas e mocinhas seguiam uma longa tradição de prática de luta livre, corrida, equitação e tomar banho nu com os garotos nas águas geladas dos rios. Soa altamente estimulante, mas o principal objetivo era produzir mães com bom preparo físico e bebês mais saudáveis que futuramente fossem soldados. Felizmente, o produto derivado do preparo físico feminino espartano foi uma população feminina mais independente.
 Resultado de imagem para cinisca
Bem cedo na vida, Cinisca, que era louca por cavalos, começou a criar e treinar seus próprios animais. Ela também começou a influenciar seu irmão, então rei de Esparta, para que ele a deixasse se inscrever numa corrida de carruagens de quatro cavalos nos Jogos. O mais chocante de tudo é que ela evidentemente queria conduzir a charrete, como as mulheres espartanas faziam comumente em festivais e na vida diária. Se ela tomou as rédeas ou contratou um cocheiro, é uma conclusão que continua indefinida. Cinisca ganhou pelo menos três medalhas de ouro em sucessivas olimpíadas, o que lhe deu direito a uma estátua de bronze, quase de tamanho natural, junto com seus cavalos nos templos de Zeus em Olímpia e Esparta. Sua inscrição exultante diz: “Os reis de Esparta eram pais e irmãos meus; com minha carruagem e cavalos tempestuosos, eu, Cinisca, ganhei o prêmio, e aqui coloco minha efígie para proclamar que, de todas as mulheres gregas, fui a primeira a ostentar a coroa”. Ela merecia se regozijar. Graças à Cinisca e às mulheres que ela encorajou a seguir sua conduta, as mulheres gregas deixaram de ser os prêmios nas competições atléticas dos tempos troianos, e passaram a ser as premiadas.

A autora
Vicki León
 Resultado de imagem para vicki león
- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “TAÍS DE ATENAS”, uma vendedora de sexo que se aproveitou da bebedeira de Alexandre, o Grande, para incendiar completamente um palácio.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...