Aracaju/Se,

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mulheres da Antiguidade - Taís de Atenas

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
TAÍS DE ATENAS

Vicki León
 Resultado de imagem para tais de atenas
Uma vendedora de sexo se dava muito bem. Taís iniciou sua carreira como uma cortesã de grife de Atenas e a terminou regiamente, casando-se com sua paixão favorita, um general que se tornou rei do Egito. Além de ter uma mobilidade ascendente, Taís era sempre a mais animada numa festa. Por essa razão, ela foi convidada a ir ao resplandecente palácio de Persépolis, onde Alexandre, o Grande, estava dando uma festança de vitória em 330 a. C. Seu par era Ptolomeu, um dos generais mais importantes de Alex. Após um longo dia, bebendo vinho esfriado na neve com um grande número de moças flautistas, cortesãs e animais de festa macedônios, Taís decidiu agitar as coisas. “Lembra-se de como o rei Xerxes profanou nossa Acrópole em Atenas durante a guerra?”, disse ela a Alex, que aquela altura estava bêbado como uma gambá. Taís, como outros gregos, tinha uma memória privilegiada: aquela determinada guerra com os persas havia acontecido 150 anos antes. “Está na hora de pagar na mesma moeda – vamos queimar o palácio”.
 Resultado de imagem para tais de atenas
Nada como um incêndio premeditado para animar uma festa: todos puseram grinaldas dionisíacas (um sinal grego de “vale-tudo”) e iniciaram uma fileira em estilo de conga. Alex valeu-se de sua posição e jogou a primeira tocha; Taís pôde jogar a segunda. Como acontece às vezes com os anfitriões, Alex recobrou um pouco de sobriedade em relação a toda aquela confusão e finalmente ordenou que alguém apagasse o fogo. Tarde demais. O gigantesco e magnífico palácio já estava sendo consumido pelo incêndio incontrolável. Os arqueólogos, que encontraram muito pouco nas ruínas do palácio além de pedras e cinzas, teriam classificado aquela festa de realmente quente – e uma história memorável de uma garota que vingou seu território natal com uma pequena combustão provocada por ela mesma.
A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “CORINA E AS SUAS COMPANHEIRAS POETAS”, ela, natural de Tânagra, viveu no século V, a. C., era uma contemporânea de Píndaro. Você vai conhecer, além de Corina, Anite de Tegra, admirada pelos seus encantadores epigramas e Erina de Telos, poeta obsessiva.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...