Aracaju/Se,

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cabeças Cortadas

Opinião
Cabeças cortadas
Clóvis Barbosa
Resultado de imagem para cabeças cortadas
O Brasil e o mundo assistiram estupefatos a um vídeo chocante. As imagens foram filmadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, Capital do Estado do Maranhão, no dia 17 de dezembro de 2013. Duas cabeças, lado a lado, são exibidas pelos presos trogloditas como troféus. Um terceiro decapitado tem a cabeça encostada no pescoço. E começa os diálogos dos assassinos: - bota de frente (o corpo) pra filmar direito. - Não puxa a cabeça dele. A câmera foca de perto as três cabeças separadas dos corpos, todas com cortes de facas ou outro instrumento cortante, numa sensação que antes da decapitação foram torturados sanguinariamente. Um dos presos pega uma das cabeças e, em direção à câmera, diz: - filma esse maldito, desgraçado. – Vira de lado, vira de lado, grita outro. – Tem que ajeitar o foco, fala um terceiro. Depois dessas cenas - foi cascudo em tudo que era cabeça da família Sarney. De repente, todos os males, inclusive as cenas violentas trazidas ao público, eram únicas e exclusivamente culpa da chamada oligarquia política que mandava no Estado e liderada pelo senador José Sarney. Mas nesse caso, vou defender a governadora Roseana Sarney. Primeiro, deve-se a ela a oportunidade que o mundo teve de conhecer o falido sistema prisional brasileiro. Se ela tivesse negociado com os servidores do sistema penitenciário do Maranhão, e atendido suas reivindicações, ninguém teria visto as imagens aterrorizantes que foram encaminhadas à imprensa. Pasmem Senhoras e Senhores, o responsável pela distribuição do filme foi o Sindicato da categoria dos servidores desse mesmo sistema penitenciário. Ou seja: quem deveria estar evitando fatos horrendos como aqueles, são os mesmos que assistiram e estimularam a sua publicidade. Que pacto foi esse firmado entre uma entidade de trabalhadores e assassinos frios para filmagem de um evento macabro? Quem é o Lumpenproletariat dessa história? Os servidores ou os assassinos? Ou ambos? Oxalá que a moda não pegue: servidores saindo pela rua com cabeças (bonecos) de gestores públicos ou de políticos que não atenderem os seus pleitos.
Resultado de imagem para cabezas cortadas glauber rocha
Os fatos ocorridos no Complexo de Pedrinhas têm muito a ver com a falência do sistema penitenciário brasileiro. A lei de execução penal é uma das mais avançadas do mundo, porém, como muitas leis neste país, sem qualquer possibilidade de ser executada. Faltam recursos e vontade política, sem falar que é um tipo de serviço público que não merece qualquer tipo de prioridade. O legislador brasileiro tem a péssima mania de fazer leis avançadas como se estivesse no primeiro mundo, mas impossíveis de serem efetivadas. Não o faz com base na realidade concreta, mas buscando em países mais avançados experiências totalmente divorciadas da nossa cultura e das nossas reais condições estruturais. Espera-se, entretanto, a abertura de um novo debate sobre a situação, que não é somente do complexo penitenciário maranhense, mas de todo o Brasil, onde a superlotação e outros males formam o cotidiano desses estabelecimentos penais. O que estarrece, no entanto, é a utilização de uma prática estatisticamente baixa dos homicídios ocorridos no Brasil e no mundo: a decapitação. Glauber Rocha deu o título de Cabezas Cortadas ao seu filme rodado na Espanha e que não teve boa aceitação da crítica. Mas interessa aqui a metáfora glauberiana de uma estátua grega com a cabeça cortada. É na cabeça que se cria tudo e onde está o raciocínio. Cortar as cabeças é fulminar com a razão, com a criação, ou como disse André Breton, “a metáfora tem a capacidade de esculpir o espaço do real, no caos da razão”. O filme fala de ditadores da América Latina, ou como disse o próprio Glauber, “É um filme contra as ditaduras, é o funeral das ditaduras”. Mas a realidade sem metáforas, é que as decapitações, durante a história, tiveram várias significações, fossem elas como demonstração de força, como prova da ocorrência, como exemplo para um grupo de pessoas, como um recado para uma facção rival e até como a marca de algum serial killer, ou, também, como forma de humilhar e subjugar o adversário. Desde a antiguidade até os dias atuais, a história está cheia de casos de decapitações. Nem a Bíblia escapa.
Resultado de imagem para cabeça de joão batista
No Novo Testamento, temos a história de João Batista, o profeta que pregava o arrependimento e que batizava as pessoas no rio Jordão. Ele teve a cabeça cortada e servida numa bandeja a mando de Herodes sob a acusação de ter propagado um romance de Herodes com uma cunhada. Nada disso, na verdade Herodes temia a liderança de João Batista, que era muito querido pelo povo. No Brasil colonial, ainda no tempo das ordenações, uma das formas de penas capitais era a decapitação. Outro exemplo brasileiro foi o do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, onde alguns tiveram as suas cabeças cortadas pelas chamadas volantes e expostas por vários lugares. Outros nomes importantes da história tiveram as suas cabeças cortadas, como Robespierre, durante a Revolução Francesa, Luiz XVI e Maria Antonieta, todos guilhotinados. Tiradentes foi um caso à parte. Foi enforcado, e depois de esquartejado, teve a sua cabeça exposta em praça pública para servir de exemplo a toda qualquer tentativa de libertar o país do jugo português. No Maranhão, cabeças foram cortadas. Espera-se que o exemplo não contribua para a vitória do lumpesinato. Aliás, como diria Glauber Rocha, “No Brasil só tem três coisas que funcionam: a Igreja, o Itamaraty e o Exército, porque têm hierarquia. E país que não tem hierarquia é uma esculhambação”.
 
Retratos da vida
O homem das duas mil virgens
Resultado de imagem para o homem na biblioteca
Demétrio gostava muito do Cacique Chá. Chegava sempre com um livro debaixo do braço. Sempre estava sozinho, meditabundo, e dificilmente alguém se aconchegava para interromper aquele estado de busca de maior equilíbrio e harmonia cósmica. Aliás, um seu colega de profissão, Irineu, era o único que ousava invadir o seu mundo.  E justiça se faça, ele gostava da presença de Irineu, mas pouco falava. O grande incentivador dessas suas leituras era um conhecido advogado criminalista, bastante ilustrado e com vasto conhecimento em filosofia do direito e em literatura marginal. Era um homem atualizadíssimo. Era o doutor surgir no restaurante, que ele gritava – Eminente causídico, quais as novidades no mundo da antropologia? E o advogado citava uma ou duas obras, ele anotava e comprava. E quando voltava a encontrar o advogado, olhe ele com o livro debaixo do braço. Fazia questão de mostrar a obra e sempre dizia: - grande autor, grande obra, mas, por favor, quem está bem, hoje, na sociologia? E por aí ele ia formando uma das mais ricas bibliotecas privadas de Sergipe. Hanah Arendt, Jean Paul Sartre, José Ingenieros, Albert Camus, Goethe, George Orwell, Franz Kafka, Cícero, Dostoiéwski, Marcel Proust, Immanuel Kant, William Faulkner, André Malraux, André Comte–Sponville, Henry David Thoreau, Voltaire, Montaigne, Fernando Pessoa, José Saramago, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Machado de Assis, e tantos e tantos outros autores estrangeiros ou nacionais. Ultimamente, o grande amor dele é Zygmunt Bauman, um sociólogo polonês que fala muito sobre a fragilidade dos laços humanos. Irineu é, talvez, o único amigo frequentador de sua casa e que sabe, amiúde, de todo acervo existente na biblioteca escondida num dos quartos de uma casa situada no centro da cidade, onde ele vive sozinho, ou melhor, vive com um gato e um papagaio, a quem ele deu os nomes de “Francisco Carlos” e “Cauby”, respectivamente, em homenagem a dois grandes cantores da década de 1950. Mas Irineu é, também, um fofoqueiro. Segundo ele, Demétrio, nunca leu quaisquer das obras existentes na biblioteca. Quando perguntado se Demétrio tinha mulher ele respondia: – uma não, duas mil, todas rigorosamente virgens.

Clóvis Barbosa escreve aos domingos, quinzenalmente.

- Publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, domingo e segunda-feira, 2 e 3 de fevereiro de 2014, Caderno A-7.
- Publicado no Blog Primeira Mão, domingo, 2 de fevereiro de 2014, às 16h52min, sítio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...