Aracaju/Se,

sábado, 23 de abril de 2016

Mulheres da antiguidade - Frinéia

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
FRINÉIA

Vicki León
 Resultado de imagem para julgamento de frinéia
Aos olhos gregos a beleza era boa – moralmente boa; ela tinha um elemento divino, pensavam eles. Se este conceito for aceito, ele explicará a fama de Frinéia, mas fará muito pouco para justificar a vida de um assassino serial como Ted Bundy.
 Resultado de imagem para frinéia
Proveniente de uma família pobre em Tespaie, quando criança Frinéia colhia alcaparras para ganhar dinheiro. Convencida de outras habilidades além da de colhedora de alcaparras competente, ela tomou o rumo de Atenas para se tornar modelo artístico e cortesã paga de meio expediente. Sua pele sedosa cor de oliva, seu rosto de olhos sonhadores e suas formas generosamente femininas, todavia quase inocentes, fizeram dela a Marilyn Monroe da antiguidade. Apeles, o pintor mais famoso da cidade, mal podia esperar para retratá-la como Afrodite surgindo das ondas. Os escultores a adoravam ainda mais. Praxíteles, o melhor escultor de seu tempo esculpiu uma Frinéia em pelo como Afrodite – a primeira estátua de mulher a aparecer completamente nua. Será que isso causou comoção? Pode apostar que sim. O povo de Cnido, que a havia encomendado, devolveu-a com desprezo, dizendo que queria a deusa vestida. Praxíteles então dedicou a estátua a Apolo em Delfos, onde fez muita gente babar durante três séculos, até que foi roubada por Calígula.
 Resultado de imagem para frinéia
Embora tenha recebido apelidos infantis como “sapa”, “sorriso-choroso” e “peixe dourado”, nada havia de infantil na perspicácia de Frinéia para negócios. Uma vez Praxíteles disse para ela escolher um de seus trabalhos como presente, mas não dizia qual deles ele achava que era o melhor. Exatamente naquele momento, um criado irrompeu correndo, gritando que seu estúdio havia se incendiado e quase tudo tinha sido destruído. O escultor correu para a porta, gemendo que ira morrer se sua escultura Sátiro e o amor tivesse sido queimada. Frinéia então lhe contou que tudo tinha sido uma farsa e saiu levando a estátua como presente.
 Resultado de imagem para frinéia
Sua beleza, divina ou não, era motivo de inveja. Uma vez Frinéia foi levada a julgamento acusada de corromper mulheres com a organização de um clube para adorar a um deus trácio. Por sorte, ela contava com um orador entre seus amantes, que concordou em aceitar o seu caso. As coisas não estavam indo muito bem frente aos juízes, por isso o orador decidiu jogar seu trunfo colocando Frinéia para depor – de topless. Uma olhada em seus seios, e ele não precisou ser eloquente. Ela foi absolvida, e foi uma boa coisa – corrupção, uma ofensa capital, acarretava condenação à pena de morte. 
Resultado de imagem para estátua de frinéia vaticano 
Depois de acumular uma fortuna em sua carreira, Frinéia se ofereceu para reconstruir as muralhas de Tebas, mas os tebanos não aceitaram, só porque ela queria gravar nas muralhas: “destruídas por Alexandre, o Grande, e reconstruída por Frinéia, a hetera”. Para o inferno com a filantropia; Frinéia investiu seu dinheiro na inauguração de outra estátua de si mesma, desta vez feita de ouro, em Delfos. O interessante é que uma das estátuas de Frinéia que sobreviveram repousa agora recatadamente no Vaticano.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki leon

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “LISIMÁQUIA E SUAS COMPANHEIRAS SACERDOTISAS”. Lisimáquia foi uma sacerdotisa que ocupou seu cargo por exatos 64 anos. Ela serviu de modelo para Aristófanes, o escritor de comédias, para montar a figura de Lisístrata, aquela da greve do sexo, famosa até hoje.  

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...