Aracaju/Se,

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mulheres da Antiguidade - Cratéspolis

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
CRATÉSPOLIS

Vicki León
Resultado de imagem para ptolomeu i
As espartanas não eram as únicas mulheres no sul da Grécia, famosas por seus feitos no estilo John Wayne. Em sua vida rica em realizações, a rainha Cratéspolis governava diversas cidades do Peloponeso com seu marido, o rei Alexandre (não, não é aquele Alex). Não sendo uma mulher do tipo de delegar o trabalho sujo, Cratéspolis gostava de estar nas linhas de frente. Depois que Alex morreu, ela entrou na combatividade em tempo integral: entre 315 e 308 a.C., comandou um exército de mercenários, derrotando e submetendo mais cidades ao seu domínio. Procurando alianças em todos os lugares errados, ela tirou umas férias para manobras de campo com o sempre sensual rei Demétrio, que estava em um período de folga para recreação e descanso de sua guerra nas cercanias. Sua diplomacia de barraca, embora divertida, foi um fracasso político. Tropas inimigas localizaram Demétrio e ele teve de correr para salvar sua vida, camuflando seus atributos com uma velha capa.
Resultado de imagem para ptolomeu i
Bonita mas não cabeça oca, Cratéspolis logo dirigiu o olhar para outros lados. Ela entregou Corinto para Ptolomeu I do Egito, um prêmio saboroso para qualquer monarca, com esperanças de uma união matrimonial. Ele já era casado, mas, sendo um macedônio, e ainda por cima pseudofaraó, tinha opções múltiplas em relação a esposas. O que afundou o grande plano de Cratéspolis foi a paixão de Ptolomeu por sua esposa macedônia, rainha Berenice – que era astuciosa, encantadora e também não era nenhuma incompetente no campo de batalha.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para Vicki León

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “TEUTA”. Ela foi rainha da Ilíria, região que ninguém sabia onde ficava (é a hoje Albânia). Era um lugar, no século III, a.C., que vivia da indústria de pirataria. A rainha pirata fez misérias nesse período.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.

- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...