Aracaju/Se,

domingo, 17 de junho de 2018

Mulheres da Antiguidade - Aquilia Severa


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
AQUILIA SEVERA
Vicki León
 
Como carreira, a castidade parece está perdendo terreno em nossa sociedade, a julgar pelas estatísticas caídas em relação ao número de freiras novas. Entretanto, há uns dois mil anos, a cobiçada função de virgem vestal, ocupada por não mais do que quatro a oito garotas locais ao mesmo tempo, era uma grande coisa em Roma. Desde os nebulosos estágios iniciais da Cidade Eterna, as vestais tinham a tarefa de cuidar do Fogo Sagrado de Vesta, deusa da terra. Se aquelas garotas deixassem o fogo apagar, um desastre não especificado sobreviria em Roma.  
 
Aquilia Severa, talvez a mais famosa vestal de todos os tempos, começou a trabalhar com a idade aproximada de seis anos. Em julho de 219 d.C., ela e outras vestais mantinham o fogo ardendo, mas, de qualquer maneira, um grande desastre se abateu sobre a cidade. Seu nome era Heliogábalo. Aos quatorze anos, esse gorduchinho atraente, vestido de maneira esquisita com montes de colares, braceletes, olhos pintados e uma longa camisola de seda, descrito por uma testemunha ocular como “um pesadelo de seda roxa e dourada”, entrou repentinamente na cidade rebocando uma pedra sagrada negra, puxada por seis cavalos brancos. Era o novo imperador de Roma.
 
Um dos vários rebentos inesquecíveis em uma dinastia maluca de governantes mãe-e-filho da Síria romana, Heliogábalo adorava religião e deixava a política para sua mãe Júlia Soêmia. Helinho, sumo sacerdote do deus-sol sírio, queria apresentar os romanos à sua nova divindade sem delongas. Assim, o imperador adolescente se desfez da esposa do momento, mandou que transportassem o fogo sagrado para o templo de seu novo deus-sol, e escolheu Aquilia Severa para sua noiva – foi um pouco como escolher a Madre Teresa para fazer o papel principal da história da vida de Madonna. Como o malandro rechonchudo explicou: “Estou casado com Aquilia para que crianças divinas possam nascer de mim, o sumo sacerdote, e dela, a suma sacerdotisa”.
 
Por sorte ou azar, o jovem Helinho ficou extremamente ocupado, organizando orgias, se travestindo e tendo casos com charreteiros, e não pôde concretizar seus planos de dinastia. Em menos de três anos, Heliogábalo e sua mãe elevaram  o grau de repulsa local a tal ponto que ambos foram assassinados pela guarda romana, sendo então despidos, arrastados pelas ruas num tipo diferente de parada, e jogados no rio Tibre.
 
Um outro imperador adolescente, filho adotivo de Helinho, ocupou o trono. A pedra negra e o culto ao deus-sol voltaram para a Síria e Aquilia – pelo menos, teoricamente – pôde retornar à sua virgindade vestal. É claro que agora estava faltando nela um componente vital, mas será que um seguro total não se aplicaria? Se uma vestal quebrasse deliberadamente seu voto de castidade, ela era enterrada viva numa câmara especial, com um lampião e um saco de papel contendo um lanche de pão, leite, óleo e água. Para verificar o cumprimento de seus votos, o sumo sacerdote fazia o famoso “teste do pescoço” nas pequenas vestais, a cada 5.000 quilômetros. Como qualquer bobo sabia, a glândula tiroide de uma virgem se expande após a primeira relação sexual. Como o caso de Aquilia era fora do comum, talvez eles lhe tenham concedido uma aposentadoria precoce, em relação aos trinta anos que normalmente as vestais serviam. Ela certamente já tinha passado o suficiente para tirar um santo do sério.      


- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de UMÍDIA QUADRATILA, uma mulher abastada e generosa com a cidade de Casino, na Itália, sua terra natal. Viveu 78 anos, tendo construído para sua cidade um templo. Um palco e um anfiteatro.  
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...