Aracaju/Se,

domingo, 29 de julho de 2018

Mulheres da antiguidade - Bassila


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
BASSILA
Vicki León
Resultado de imagem para mulheres da antiguidade 
Embora as mulheres sempre tivessem participado da audiência no teatro grego, elas não podiam ser hypocrites (a palavra grega para “ator”) até os tempos romanos. Na realidade alegre, obscena e às vezes grosseira do teatro de pantomina, as atrizes como Bassila demonstraram tanto talento para a hipocrisia como o homem ao lado. Elas também podiam exibir sua habilidade para nudez, acrobacias e travestismo; as mulheres também faziam papeis masculinos, do mesmo jeito que os homens representaram papeis femininos durante séculos.
Resultado de imagem para mulheres da antiguidade 
Bassila veio de Aquileia, a cidade comercial mais importante do norte da Itália no século III d.C. Sua carreira de atriz a levava para aldeias e cidades ao redor do mundo romano. Atrizes de origem simples, muitas das quais começaram como escravas, tinham a mesma posição social dos atores: nenhuma. Uma lei romana proibia os senadores e outros homens livres de se casarem com atrizes e outros tipos moralmente duvidosos.    
Resultado de imagem para mulheres da antiguidade 
Bassila e outras que alcançaram o estrelato se tornaram famosas, ricas e procuradas, frequentando graciosamente grupinhos culturais como os dos imperadores Nero e Adriano. Para alcançar sucesso, Bassila fez de tudo: atuou como dançarina e representou em peças, pantominas e coros. Todavia, a interpretação que a tornou mais famosa foi a da morte. Uma inscrição no teatro de Aquileia elogia Bassila por sua fantástica habilidade de morrer realisticamente no palco e a chama de “a décima Musa”.  

A Autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 

- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de PLOTINA, imperatriz do vasto Império Romano, foi imortalizada em mármore e em moedas como “Aquela do Penteado Verdadeiramente Esquisito”. Foi casada com o Imperador Trajano e era prima do futuro imperador Adriano.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...