Aracaju/Se,

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mulheres da antiguidade - Umidia Quadratila


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
UMÍDIA QUADRATILA
Vicki León
Imagem relacionada
Não é de admirar que poucas pessoas queiram contestar a literatura antiga – desencavar fatos a partir de preconceitos antifeministas é como desembaraçar uma bola de linha de pesca. Um caso ilustrativo é o de Umídia Quadratila, uma mulher abastada e generosa para com sua cidade natal de Casino. Durante seus 78 anos de vida, ela desembolsou grandes quantias para um templo, um palco e um anfiteatro para sua cidade, situada na Itália central. Estava claro que Umídia amava o teatro que em seus tempos significava a cômica e frequentemente obscena pantomina. Ela também era maníaca por jogos de tabuleiro. Mais tarde, ela se divertia com ambos em casa, sendo rica o suficiente para manter uma troupe inteira de atores à mão.
Resultado de imagem para ummidia quadratilla
Umídia também tinha a tarefa de criar seu neto. Com frequência, ela pedia conselhos sobre a educação do menino, ao amigo da família e escritor, Plínio, o Jovem. Seu trabalho mais difícil era manter a criança longe de seus divertimentos simplórios, mas irresistíveis. Ele cresceu para se tornar um esnobe e tanto, assim, acredito que ela tenha conseguido seu intento.
Resultado de imagem para ummidia quadratilla
Quando Umídia morreu, ela deixou dois terços de suas propriedades para o neto e um terço para a neta. Em uma carta para um amigo, Plínio aplaudiu sua herança politicamente correta, desaprovou suas atividades triviais, mas relutantemente dá um ponto de bônus para a velha mulher por não ter exposto seu herdeiro a atividades inúteis de “mulheres sem nada para fazer”. O que Plínio teve a dizer sobre suas realizações – criando seu neto, apoiando as artes, doando dinheiro para obras públicas? Coisa alguma. Felizmente, temos mais fontes de informação do que apenas o Plínio. Hoje dispomos de inscrições que confirmam as contribuições de Umídia. Mas, imaginem quantas vidas ainda devem estar escondidas nos casos em que as coisas não se encaminharam desta maneira.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de BASSILA, uma atriz vinda de Aquileia, cidade comercial situada no norte da Itália. Ela fez de tudo para alcançar o sucesso, chegando ao ponto de interpretar a morte realisticamente. Viveu no século III d.C.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...