Aracaju/Se,

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O cadáver adiado

Artigo pessoal

O cadáver adiado
Clóvis Barbosa


Billy Blanco morreu no ano passado no dia 8 de julho. Uma de suas músicas, feita em parceria com Tom Jobim, e que ainda hoje é sucesso, foi “Tereza da praia”, que se notabilizou nas vozes de Dick Farney e Lúcio Alves, que simulavam uma disputa pela mesma mulher. Trata-se de uma encantadora conversa musical entre Dick e Lúcio: “Lúcio, arranjei novo amor no Leblon. Que corpo bonito, que pele morena, que amor de pequena, amar é tão bom... Ô Dick, ela tem um nariz levantado? Os olhos verdinhos, bastante puxados? Cabelo castanho e uma pinta do lado? Ora, é a minha Tereza da praia! Se ela é tua, é minha também! O verão passou todo comigo, o inverno pergunta com quem. Então vamos a Tereza da praia deixar, aos beijos do sol e abraços do mar. Tereza é da praia, não é de ninguém, não pode ser tua nem minha também. Tereza é da praia”. Esse disco foi gravado em 1954 e coincidentemente a mulher de Tom Jobim chamava-se Tereza, o que deu panos pra mangas para os fofoqueiros de plantão. Mas Billy Blanco esclareceu em seu livro Tirando de Letra, afirmando que “Lamento desapontar críticos, jornalistas e boateiros: Tereza da praia é figura absolutamente fictícia”.


Para quem não conhece Billy Blanco, o seu nome completo era William Blanco de Abrunhosa Trindade, nascido em Belém do Pará em 8/5/1924 e falecido no Rio de Janeiro em 8/7/2011. Foi um dos compositores mais destacados da música popular brasileira, tendo composições interpretadas por nomes consagrados, como Elis Regina, João Gilberto, Dolores Duran, Jorge Goulart, Nora Ney, Sílvio Caldas, Pery Ribeiro, Miltinho, Doris Monteiro e tantos outros. Mas Billy também era uma figura bem humorada. Conta Ruy Castro, articulista da Folha de São Paulo, que muito depois da morte de Tom Jobim, Billy fez uma paródia com “Tereza da Praia”, ao constatar que ela havia mudado: “Ela usa o nariz só de um lado/Tem o olho vermelho/Bastante injetado/Cabelo na venta/E sapato 40/Essa é tua Tereza da Praia/No Leblon, não engana ninguém/O meu caso é um rabo de saia/Vai com calma, que é o dela também”. Enquanto uns vivem e se imortalizam na criatividade, como é o caso de Billy Blanco, outros passam pela vida vegetando, como um cadáver adiado. Fazem da hipocrisia a razão do seu viver, sempre fingindo ter crenças, virtudes e sentimentos que na verdade não possuem.
O mais completo dos evangelhos é o de Mateus. Ele nos fala do povo que limpava o exterior da taça, mas deixava o interior sujo: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheio de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo”. Eles são os sepulcros caiados, que por fora parecem belos e adornados, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e imundície. Ainda em Mateus, Jesus disse “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade” (23:28). Agora, por exemplo, a sociedade brasileira assiste diariamente uma onda denuncista jamais vista na história do país. É denúncia para todos os gostos. Enquanto isso, currículos e conceitos são estraçalhados, patrimônios indisponibilizados e famílias destruídas. O pior de tudo é que a esmagadora maioria dos denunciantes não olha para o próprio rabo, sendo eles responsáveis por práticas éticas piores do que aquelas que estão sendo elencadas contra alguém ou instituição. Ora, ora senhores, ética cobra quem tem ética, já dizia Kant.
Copacabana
O pior de tudo é quando o denunciante é flagrado nas suas pilantragens, oportunidade em que usando de leviandade as explicações paleolíticas são dadas pela ausência completa de pudor. Pois bem, essa alcatéia de bárbaros que vive zunindo em todo campo social, com ênfase nos segmentos econômico e político, em momento algum tem qualquer compromisso com a sociedade, a qual, muitas vezes, é quem paga o seu salário. Nesse mundo, a hipocrisia impera triunfante, já se disse isso, levando fama de bons aos falsos moralistas, e vitimando com difamações e inveja, as pessoas que possuem virtudes verdadeiras. Há sempre uma esperança de enquadrar os selvagens num processo civilizatório. Poderia começar ouvindo as músicas de Billy Blanco. Sugiro Tereza da praia, Pistom de Gafieira, Estatuto da Gafieira, Mocinho bonito e Sinfonia do Rio, este último título de uma suíte composta de dez sambas feita com Tom Jobim, sendo considerada um hino à Cidade Maravilhosa. Enfim, mentecaptos, não sejam “um pobre farsante que a sorte esqueceu, contando vantagem”. Se não puder eleger o amor como seu porto, faça como Billy que, com simplicidade de espírito, se expressou: “mesmo que seja pra viver cheio da grana, quero ser pobre em Copacabana”. Não seja um cadáver adiado.            

(*) – Artigo publicado no Jornal da Cidade, Aracaju-SE, edição de domingo e segunda-feira, 5 e 6 de fevereiro de 2012, Caderno B. página 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...