Aracaju/Se,

domingo, 24 de maio de 2015

Mulheres da antiguidade - Pulquéria

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
PULQUÉRIA

Vicki León
 Resultado de imagem para pulquéria
Se a controladora Pulquéria vivesse em nossos dias, seria diretora executiva de uma empresa do tipo das que aparecem na revista Fortune 500. No século V, d.C., tudo o que ela pôde fazer foi se meter na política do palácio bizantino, em ativismo religioso, e levar adiante uma carreira  de quarenta anos como imperatriz e manipuladora do imperador. Bem-educada, com grande preparo nos idiomas grego e latino, ela tinha quinze anos quando se tornou imperatriz regente para seu irmãozinho Teo. Pulquéria governou a metade ocidental do Império Romano, numa idade em que a maior parte das garotas estava pensando em casamento – o que nos conduz ao assunto de sua paixão. Como nessa época as mulheres cristãs se entregavam à igreja de corpo e alma, com a idade de catorze anos a Srta. Pulquéria decidiu se manter virgem pelo resto da vida Com pompa e circunstância, ela consagrou a si e às duas irmãs (poucas pessoas notaram que ela tinha arranjado uma maneira genial de manter o trono dentro da família – nenhum marido).
 Resultado de imagem para pulquéria mulher da antiguidade
Pulquéria comandava a vida de seu irmão Teo tão eficientemente quanto a sua própria, mantendo-o concentrado nos estudos e deveres religiosos, bem distante das garotas e dos eunucos fofoqueiros do palácio. Supostamente, ela escolheu a dedo uma noiva grega para Teo e lhe deu uma educação cristã. Na realidade, aristocratas ambiciosos colocaram em campo sua própria candidata matrimonial para quebrar o controle de Pulquéria sobre o império. Eles usaram uma garota da Antióquia como trunfo, cujas qualificações incluíam irmãos famintos por mamatas políticas, coloriram seus antecedentes com um aerógrafo, a rebatizaram de Eudóxia, e a casaram com o descansado Teo. É claro que ela e Pulquéria entraram em choque desde o início. Eudóxia causou um impacto imediato em Teo, oferecendo-lhe uma vida sexual e duas filhinhas, e enriqueceu a vida cultural de Constantinopla homenageando acadêmicos e enchendo o palácio de luzes literárias.
 Resultado de imagem para pulquéria mulher da antiguidade
Essas manobras eram mixaria para uma jogadora importante como Pulquéria. Para demonstrar seu poder, ela colocou um documento na frente de Teo, que como sempre assinou sem ler. Esse papel deu um presente a Pulquéria: ela podia vender como escrava a esposa de Teo, Eudóxia (foram uns poucos momentos tensos para todos, antes que a Srta. Pulquéria finalmente rasgasse seu experimento).
 Resultado de imagem para pulquéria mulher da antiguidade
Durante décadas, Pulquéria se manteve ocupada, estabelecendo e rompendo alianças e fusões políticas com todos, dos eunucos do palácio ao papa Leão. A certa altura, ela até conseguiu que Teo parasse de dormir com sua mulher e voltasse ao seu celibato. Eles nunca tiveram um herdeiro homem. Em meio a uma nuvem de acusações provavelmente falsas de adultério, finalmente derrotada, Eudóxia se retirou para a Terra Santa para procurar relíquias e escrever má poesia.
 Resultado de imagem para pulquéria mulher da antiguidade
Enquanto isso, Pulquéria era a líder do rebanho em seu círculo de mulheres ascéticas, que incluía aquelas duas irmãs que ela havia lançado naquele negócio de virgindade por toda a vida. Dona de muitas propriedades rendosas, ela gastava grande parte do seu dinheiro em boas ações, incluindo-se a construção de três igrejas para a Virgem Maria. Naquela época, a devoção a Maria, que encorajava a participação feminina, estava no auge.
 Resultado de imagem para constantinopla mapa
Quando Teo morreu, Pulquéria ocupou o cargo máximo. Como parte do negócio, ela concordou em se casar com um general desconhecido, que por sua vez concordou em respeitar sua política de abstinência sexual. Finalmente Pulquéria conseguiu governar as coisas à sua maneira, junto a Deus, por três anos gloriosos até sua morte.  

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “SAFO”. Ela era natural da ilha de Lesbos, uma terra de muita intriga política. Poeta, Safo fez muito sucesso entre os intelectuais da época.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...