Aracaju/Se,

sábado, 10 de outubro de 2015

Mulheres da Antiguidade - Elpinice

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ELPINICE

Vicki León
Resultado de imagem para elpinice 
Arrogante, intelectual e elegantemente falida, Elpinice conseguiu fazer o que poucas mulheres atenienses já fizeram – manter-se solteira depois dos catorze anos, a idade em que a maioria das garotas se tornava noiva. Feminista ela não era. Ela detestava liberais, pessoas pobres e malditos estrangeiros, com exceção dos espartanos – em outras palavras, quase todos que não tivessem sangue aristocrático. Contudo, ela também conseguiu viver uma vida relativamente independente – uma proeza que as mulheres de sua classe simplesmente não tinham muita chance de realizar na Atenas do século V.
 Resultado de imagem para elpinice
Naturalmente, ela pagou por seu comportamento. Os atenienses diziam que ela dormia com o pintor Polignoto, que colocou seu rosto numa pintura autorizada para um prédio público (esse ato aterrorizante de autoconfiança excessiva é que foi interpretado como ir além dos limites pela turma lacônica de seu círculo social). Uma fofoca ainda mais suculenta estava sempre circulando sobre seu relacionamento com o meio-irmão, Címon, líder político da cidade antes de Péricles. Ela vivia com ele há anos; mas será que ela, você sabe, vivia com ele? Que ela amava o irmão, não há dúvida; pelo menos duas vezes Elpinice se prostrou diante de Péricles em sua defesa – uma vez, quando Címon estava sendo julgado, sob risco de pena de morte. A mulher também não conhecia o significado de quiproquó. Anos mais tarde, quando Péricles fez sua oração pelos homens que haviam morrido na guerra contra a ilha de Samos, Elpinice quase cuspiu em sua cara: “Claro que você foi corajoso – mas nos privou de homens valiosos ao lutar com outros gregos numa cidade aliada. Não foi a mesma coisa que meu irmão Címon, que perdeu seus homens lutando contra os persas”. Era mais uma vez o argumento do “estrangeiro sujo”. Címon já havia falecido àquela altura, morto numa batalha em Chipre.
 Resultado de imagem para mulheres tocando harpa
Elpinice tocava flauta – que era sempre um hábito malicioso numa mulher; ela também foi retratada numa jarra tocando sua flauta (primeiro, a pintura, e agora isto!). Para seu governo, pinturas em jarras, especialmente em taças de vinho, eram consideradas privilégios de olhos masculinos, já que a maioria das festas só era frequentada por homens e mulheres de reputação duvidosa. O objeto do tema tendia a estar nu e picante, e quaisquer mulheres retratadas eram geralmente profissionais pagas. Os pintores de jarras (alguns deles eram mulheres) também não tinham boa reputação; o distrito cerâmico, onde os vasos eram modelados, também era o distrito sórdido, onde as prostitutas vendiam sexo.
 Resultado de imagem para elpinice e callias
Não obstante seu comportamento incômodo e a preferência por uma vida de solteira, Elpinice casou. Seu marido, Callias, famoso como diplomata e soldado, também tinha dinheiro. Com essa mulher sem cerimônia e sem limites, ele provavelmente precisou mais de sua diplomacia do que dos seus dracmas.


 A autora
Vicki León
 Resultado de imagem para vicki león

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “HIDNA E SUAS COMPANHEIRAS HERÓICAS”. Elas viveram no século V, a.C. e Hidna era um ás da natação e do mergulho. Essas mulheres gregas , a , mulher ateniense que viveu no século V, a.C. Era arrogante, intelectual e elegantemente falida.   

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...