Aracaju/Se,

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mulheres da Antiguidade - Hidna & suas Companheiras Heroicas

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
HIDNA & SUAS COMPANHEIRAS HEROICAS

Vicki León
 Resultado de imagem para natação na idade antiga
Com as guerras, pragas e convulsões políticas, sempre havia alguma cidade-estado ou polis grega em apuros. Entretanto, mulheres de todos os níveis de vida aprenderam a enfrentar a crise. Através dos séculos, elas tiveram bastante treinamento.
 Resultado de imagem para mulher na natação na idade antiga
Tomem por exemplo Hidna de Escione, que se tornou um ás da natação e do mergulho, assim como seu pai, que era mergulhador. Num momento crítico na guerra de 480 a.C. contra os persas, ela e o pai foram encarregados de uma missão quase impossível: cortar as amarras dos navios persas. Nadando uns dezesseis quilômetros em meio a uma tempestade para executar a tarefa, eles retardaram a frota. Em reconhecimento, dedicaram-se estátuas a eles em Delfos. Na época da sua maratona a nado, Hidna devia ser jovem ou solteira – de fato, os gregos acreditavam que você tinha de ser virgem para mergulhar! (A não ser que fosse homem, é claro).
 Resultado de imagem para Telesila música
Depois temos Telesila. Doentia quando criança, nascida em Argos (próximo de Esparta ao sul da Grécia) ouviu de um oráculo que deveria arranjar um passatempo. O oráculo recomendou fortemente a música, e Telesila se tornou poeta (normalmente a poesia grega era cantada, com o acompanhamento de uma lira). A paixão poética funcionou, e ela se tornou a principal atração de sua cidade natal. No século V a.C, o exército de sua cidade foi esmagado pelos espartanos, que se dirigiram para o centro de Argos para fazer a operação de limpeza. Neste meio tempo, Telesila pôs escravos e velhotes para guardar os muros da cidade, enquanto ela e outras mulheres vestiam as roupas de batalha e punham os espartanos para correr. Dali por diante, os cidadãos agradecidos fizeram um festival anual no qual todos se vestiam com as roupas do sexo oposto para celebrar o triunfo de Telesila.
 Resultado de imagem para Leôncia de Atenas epicuro
As pessoas bem-nascidas torciam o nariz para Leôncia de Atenas, uma garota que combinava o seu amor por filosofia epicurista com prazeres mais terrenos. Leôncia estudava diariamente com Epicuro em sua escola-jardim-público. Após o horário de estudo, ela afiava seus talentos sexuais com uma variedade de amantes pagadores, inclusive Epicuro (talvez eles fizessem uma troca). Leôncia conquistou fama com seus textos espirituosos, especialmente a estudada réplica que dirigiu ao filósofo Teofrasto, que odiava mulheres. Mas seu melhor momento foi em 296 a.C., quando Atenas foi sitiada por Demétrio, o Conquistador de Cidades. Longos por natureza, os cercos se arrastavam enfadonhamente. Em Atenas, todos estavam morrendo de fome, inclusive os epicuristas. Leôncia pensou em sua companheira de carreira, Lâmia, uma ex-flautista que por acaso era o principal arrocho do mencionado Demétrio, e deu a própria espremidinha. Resultado: ela obteve secretamente o suficiente para alimentar seu grupo enquanto durou o cerco. Não sendo esnobe em relação à comida, Epicuro ficou bastante feliz em ver aqueles legumes e escreveu uma encantadora nota de elogio para ela: “Oh! Deus Apolo, minha querida pequena Leôncia, com que aplauso tumultuoso fomos inspirados a aplaudi-la quando lemos sua carta”.
 Resultado de imagem para tímica a pitagórica

No século IV a.C, um bando de pitagóricos, que incluía uma filósofa em estado de gravidez adiantado chamada Tímica, foi assaltado pelos soldados de um outro tirano, que desta vez era siciliano. Em vez de escapar por um campo de feijão – um grande tabu para eles -, os filósofos lutaram e morreram, com exceção de Tímica e seu marido, que haviam se atrasado, ficando atrás dos outros. Quando ouviu as novidades, o tirano ficou morrendo de vontade de saber a história por trás dos feijões. Entretanto, Tímica se recusou a contar-lhe qualquer coisa, finalmente cortando a própria língua com uma mordida e cuspindo-a aos seus pés. As medidas heroicas tomadas pela Sra. T podem parecer um exagero em se tratando de legumes, mas o princípio que ela defendeu foi o direito às suas crenças religiosas, por mais estranhas que possam parecer para as mentes modernas.

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 
- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de “CINISCA”, uma mulher pertencente a uma família muito rica. Ela se dedicou aos esportes e à luta para que as mulheres participassem dos jogos olímpicos. Ela era irmão do rei de Esparta e participava dos jogos em carruagens de quatro cavalos.

– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.


- Todas As imagens foram extraídas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...