Aracaju/Se,

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Mulheres da Antiguidade - Popeia Sabina


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
POPEIA SABINA
Vicki León
Resultado de imagem para popeia sabina 
Se tivesse existido um jornal diário na pequena e velha Pompéia, suas manchetes em 62 d.C. diriam: “Garota local se dá bem”. Tudo bem, é verdade que o sujeito com quem Popéia Sabina casou não era exatamente um material de primeira classe. Ainda assim, imperadores são imperadores. Casando-se com Nero, Popi se tornou uma autêntica imperatriz e esposa número dois de sua perversidade real flácida e de queixos múltiplos.
 Resultado de imagem para popeia sabina
Oto, o amante de Popi (e possivelmente seu primeiro marido), ele próprio destinado a ser um dos imperadores de Roma por mais ou menos dez minutos em 69 d.C, apresentou os dois, que realmente se deram muito bem. Essa criança rica de cabelos cor de âmbar e seu violinista gordo compartilhavam muitos entusiasmos: vida libertina, cultos religiosos orientais (Popi favorecia o judaísmo, Nero o culto da deusa síria), astrologia e perfume. Mesmo antes de ser imperatriz, Popi mantinha cem criados ocupados, aplicando-lhe máscaras faciais de pasta de feijão e cuidando de sua tropa de quinhentos burros, em cujo leite - misturado com fragrâncias de especiarias – ela se banhava diariamente. Entretanto, o fulgor com que ela saía do banho não era nada comparado ao realce exagerado de sua maquiagem com alvaiada venenoso. Popi até inventou um custoso creme facial, que ela vendeu aos Jovens e Inúteis ao redor de Roma. Não sendo um maníaco por fragrâncias medíocres, Nero dava festas regularmente, nas quais choviam perfumes ou pétalas de rosas sobre os convidados. Em uma delas, uma tempestade de rosas asfixiou um folião.
Resultado de imagem para popeia sabina 
Era conveniente estar casada com um imperador, mesmo que ele fosse malcheiroso. Quando um terremoto danificou Pompeia, Popi fez Nero participar das despesas. Mais tarde, ela o induziu a suspender a proibição de jogos de gladiadores locais. Poucos anos antes, a torcida local tinha ficado excessivamente excitada e massacrada a torcida do “time visitante” na plateia. A moeda local logo passou a exibir o rosto de Popi, e Nero fez com que ela fosse saudada como “Augusta”. Os poemas que ele escreveu elogiando seus cabelos causaram uma corrida aos salões, onde as mulheres romanas usaram gordura de cabra, esterco e cinzas para adquirir a aparência de garota de ouro de Popi.
Resultado de imagem para popeia sabina 

Popi já estava grávida quando se casaram e deu à luz o bebê Cláudia, em janeiro de 63 d.C. Enlevado, Nero pouco se preocupou em perseguir qualquer pessoa durante meses – até que a criança morreu. Então, ele a pranteou, declarando Cláudia uma deusa. Considerando-se um artista, Nero agora se concentrava em suas “carreiras” de cantor e condutor de carruagem, competindo nas Olimpíadas e inventando os Jogos Neronianos em homenagem a ele mesmo. Logo após seus triunfos nos jogos, uma Popi novamente grávida teve a coragem de pegar no seu pé por ter voltado para casa tarde das corridas de carruagem, e Nero lhe deu um chute no estômago. Que mancada! Uma belíssima esposa morta em razão de maus tratos, com a idade de 22 anos. Nero imediatamente a declarou uma deusa e queimou o estoque de um ano de incensos árabes em seu funeral. Talvez aquela manchete pompeana devesse dizer: “Garota local se torna imperatriz divina”.

   Imagem relacionada  
             

Embora os advogados não fossem muito respeitados nos tempos de Júlio César, as caretas eloquentes e atrevidas de Gaia Afrânia eram muito mais ultrajantes. Como outros romanos instruídos, ela tinha prazer em processar aos outros até que perdessem as togas. O pior é que ela atuava como sua própria advogada – e também de uma maneira bastante eficiente, a julgar pelo furor que causava. Ninguém dizia a palavra “vagabunda” (afinal, ela era esposa de um senador), mas, um século mais tarde, um detrator corajoso chegou perto: “Por ter sempre importunado os tribunais com um clamor que o Foro raramente ouvia, Gaia tornou-se o exemplo mais conhecido do temperamento litigioso das mulheres”. Ele então disse que seu nome era um sinônimo “baixa moral feminina” – uma conclusão bastante lógica, até mesmo para um advogado!


- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de EUMÁQUIA. Ela viveu no século I d.C. em Pompeia e era uma das maiores realizadoras de sua cidade, tendo participado ativamente da sua reconstrução após o terremoto em 62 d.C.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...