Aracaju/Se,

domingo, 27 de maio de 2018

Mulheres da Antiguidade - Eumáquia


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
EUMÁQUIA
Vicki León
 Resultado de imagem para Eumáquia
Uma das pessoas mais ultra-realizadoras de Pompeia, Eumáquia era uma nova-rica e soube fazer bom uso dessa riqueza. Em seus tempos – século I d.C. – sua encantadora e estimulante cidade natal de 20 mil habitantes (8.000 dos quais escravos), na Baía de Nápoles, era famosa por seus vinhos finos, cebolas, ervas, molho de peixe, mel, lã crua e pela produção e tingimento dos tecidos acabados. A família de Eumáquia havia enriquecido fabricando tijolos. Ela, por sua vez, casou com um homem que possuía hectares de extensão em terras nas encostas férteis do Vesúvio, onde eles criavam ovelhas, legumes e pelo menos um menino.
Resultado de imagem para Eumáquia a sacerdotisa 
Em 62 d.C., quando um grande terremoto danificou as estruturas de muitas construções públicas, Eumáquia interveio e pagou pela construção do que se tornou o maior prédio da cidade. Localizado no Fórum, no centro da cidade, o complexo do prédio cheio de colunatas que ela construiu, alojava o mercado de lã e servia de quartel general para a mais importante associação comercial da cidade – os pisoeiros. Além de lavar as peças de roupa, os pisoeiros deixavam a lã grossa recém-tecida de molho e depois a prensavam, transformando-a em tecido fino. Por sua generosidade cívica, Eumáquia subiu rapidamente ao topo das paradas de sucesso da associação dos pisoeiros, que levantou uma estátua com uma inscrição em sua homenagem (e, eu espero, ofereceu-lhe lavagem à seco grátis pelo resto de sua vida).
 Resultado de imagem para Eumaquia de pompeia
Eumáquia pode ter tido um motivo oculto para sua generosidade. Exatamente na época em que ela contratou a construção daquela estrutura grandiosa, seu filho Marco se candidatava a um cargo público. Também não fazia nenhum mal o fato de mamãe ser uma sacerdotisa pública de Vênus (embora existissem templos para Ísis e muitos outros cultos em Pompeia, Vênus era a padroeira especial da cidade natal de Eumáquia. É por isso que Pompeia é tão abarrotada de murais, estátuas e referências à deusa do amor).     
Resultado de imagem para Eumaquia de pompeia 
Eumáquia não deixava muita coisa ao acaso. Num gesto clássico de escalada social, ela dedicou sua versão das Torres Trump a Tibério e Lívia, o imperador em exercício e sua influente mãe (As duas estátuas, uma de si mesma e a outra da falecida, mas divina Lívia, adicionaram um toque atraente).       
Resultado de imagem para Eumaquia de pompeia 
A certa altura, Eumáquia tirou uma folga do remoinho de obrigações sacerdotais, maternas e políticas para construir rapidamente um túmulo de mármore para si, sua família e auxiliares domésticos, na melhor região para mortos de Pompeia. Com sorte, talvez ela tenha tido a chance de ocupar suas igualmente pretensiosas acomodações antes que o Vesúvio carregasse sua linda cidade e todas as suas obras para o esquecimento em 79 d.C.
Resultado de imagem para julia felix de pompeia 
Para Júlia Félix, “A verdade na propaganda” não era apenas uma propaganda sensacionalista da Madison Avenue. Nascida em berço de ouro, em Pompeia, Júlia herdou sacos de dinheiro e propriedades. Sua residência, repleta de lindas pinturas, estátuas, murais, sofás de mármore e um pátio com jardim interno ostentando sua própria escultura de um falo monstruoso, ocupavam uma quadra inteira da cidade. Em 62 d.C., um terremoto daqueles sacudiu Pompeia e danificou sua propriedade. Em lugar de (pasmem) gastar seu capital, Júlia pagou pelos consertos alugando parte dos seus alojamentos. Em seu anúncio, pintado numa parede, ainda se lê: “Aluga-se: parte da propriedade de Júlia Félix, num contrato de aluguel renovável por mais cinco anos, iniciando-se nos idos de agosto – banheiros públicos, bordel, taverna e noventa lojas e quartos no andar superior”. O aluguel de Júlia viu um bocado de ação. Assim como seus locatários, a julgar por uma pichação encontrada numa parede: “Você foi um estalajadeiro, um vendedor de panelas, um açougueiro, um padeiro, um trabalhador de fazenda, um vendedor de bronzes, um comerciante de roupas velhas e agora é um oleiro. Se você se dedicar à tarefa de espancar mulheres, terá desempenhado todo tipo de ocupação”.  

- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de AQUÍLIA SEVERA, a mais famosa vestal de todos os tempos, começou a trabalhar aos seis anos. Viveu nos idos de 219 d.C. Ela esposou Heliogábulo, imperador romano.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...