Aracaju/Se,

sábado, 10 de novembro de 2018

Mulheres da Antiguidade - Blesila


Isto é História



Mulheres Audaciosas da Antiguidade
BLESILA
Vicki León
Resultado de imagem para santa marcela
Blesila foi canonizada com o nome de Santa Marcela 

Em 384 d.C., a morte de uma jovem anoréxica de 21 anos chamada Blesila foi notícia em Roma. Em vez de fazer jejum para caber numa roupa tamanho 36 ou para melhorar sua “autoimagem precária”, Blesila se matou de fome por Jesus e Jerônimo – não necessariamente nessa ordem. Escritor cristão do início do Cristianismo, professor, tradutor e um retentor anal, Jerônimo não era simplesmente anti-sexo ou anti-casamento, ele era anticorpo. Como outros membros da Igreja. ele aguardava a segunda vinda de Jesus a qualquer minuto, o que faria com que alimentação, banhos e doenças se tornassem de qualquer modo irrelevantes.
Resultado de imagem para santa marcela 
Blesila não estava sozinha em seu zelo para atingir o máximo do raquitismo por meio do jejum. Paula, sua mãe viúva e Eustaquíon, sua irmã, também jejuavam e rezavam incansavelmente. Paula necessitou exercitar sua paciência cristã depois da morte de Blesila.
Resultado de imagem para santa marcela
Procissão de Santa Marcela em  Granada, Andaluzia, Espanha 

Em lugar de se declarar pesaroso por seu papel no encorajamento de tais extremos, Jerônimo amaldiçoou a mãe desolada por suas “lágrimas detestáveis e sacrílegas”, dizendo que Satanás estava totalmente mortificado com a triunfante ascensão de Blesila aos céus, e que Paula devia se animar. Quando a mãe e a irmã de Blesila pararam de chorar como crianças, elas acompanharam Jerônimo a Belém, onde o ajudaram a editar sua tradução da Bíblia para o latim, durante 35 anos – sem crédito algum, é claro. Paula, determinada a usar a riqueza da família para obras de caridade que servissem à Igreja, conseguiu atingir o máximo em dívidas filantrópicas. Na ocasião de sua morte, em 404 d.C., ela deixou Eustaquíon, a virgem de carreira, como uma dívida assombrosa, entretanto, Paula e Eustaquíon foram canonizadas, portanto talvez isso tudo tenha valido a pena.     

A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león 
- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de ETÉRIA, que viveu por volta do ano 310 d.C. Ela foi uma freira que viajou o mundo todo pregando o Cristianismo.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...