Aracaju/Se,

domingo, 25 de novembro de 2018

Mulheres da Antiguidade - Etéria


Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
ETÉRIA
Vicki León
Resultado de imagem para eteria a peregrina 
Com uma estranha combinação de intrepidez e melancolia mortal, Etéria saiu sem rumo pelo mundo, quando era preciso um bocado de coragem para fazê-lo. Coragem e tempo, muito tempo: a melhor velocidade que os seres humanos viajantes podiam esperar alcançar por terras com estradas era de 32 a 70 quilômetros por dia. Por mar, levava no mínimo um mês para se velejar da Espanha até a Síria. A jornada religiosa de Etéria, com duração de três anos, do extremo espanhol da bacia mediterrânea à Terra Santa no outro extremo, foi feita um século depois de o Cristianismo ter sido declarado uma das religiões oficiais do império, em 313 d.C. Especula-se que Etéria deve ter nascido em circunstâncias confortáveis na Espanha ou França; de que outra maneira poderia ela ter capital para fazer uma viagem dessas? Etéria tinha claramente um espírito austero e aventureiro – religiosa o suficiente para primeiro se tornar uma freira, e macho o bastante para enfrentar uma peregrinação tão acidentada, sozinha, a pé, a burro, ou camelo, através de terras infestadas de bandidos, enfrentando mau tempo, água podre e os piores insetos.
Resultado de imagem para eteria a peregrina 
Blesila não estava sozinha em seu zelo para atingir o máximo do raquitismo por meio do jejum. Paula, sua mãe viúva e Eustaquíon, sua irmã, também jejuavam e rezavam incansavelmente. Paula necessitou exercitar sua paciência cristã depois da morte de Blesila.
Resultado de imagem para eteria a peregrina 
Essa freira intrépida não deixava passar nada. Ela cobriu a maior parte da Palestina, Ásia Menor e Síria; viu o Egito e o Nilo; visitou cada local sagrado em Jerusalém e cada pedra na subida e na descida do Monte Sinai, inclusive um local no vale provocativamente chamado de Túmulos da Luxúria. Ela fez uma viagem extra de três dias ao Santuário de Santa Tecla, e chegou até as praias do mar Negro e a capital de Constantinopla. E isso é apenas o que nós sabemos de seu itinerário – seu diário, escrito em latim, ainda está sem dois terços de suas páginas.
Resultado de imagem para eteria a peregrina 
A única coisa desanimadora em relação à deliciosa vagabundagem de Etéria é sua descrição incrivelmente prosaica de tudo, dirigida às irmãs freiras. Ler seu diário é como assistir a um infernal show de slides, aquela conversa sobre viagem em câmara lenta à qual você é arrastado pela esposa ou vice-versa, onde cada foto fora de foco faz com que queira gritar: por que você não apontou a câmara para aquilo ali, nos mostrou os fatos, o detalhe essencial?  Etéria parecia determinada a ligar cada local a uma referência bíblica, não importa quão obscuro ele fosse – a maioria deles é descrita da maneira mais incrivelmente descolorida. As pessoas que ela deve ter visto, os cheiros estranhos, as alvoradas, o trinado dos pássaros – nada disso foi registrado ou talvez essas coisas tenham sido consideradas detalhes sem interesse. E os desastres, sem os quais nenhuma viagem – especialmente uma de três anos – está completa? Nem uma palavra sequer.
Resultado de imagem para eteria a peregrina
Quanto a uma coisa Etéria não tinha de se preocupar em suas viagens: era a procura perene do nômade por uma cama limpa e um banho. As primeiras freiras e monges cristãos faziam da sujeira um fetiche. A limpeza não era a coisa mais próxima da divindade – longe disso. Uma visitante de Jerusalém vangloriou-se de não lavar o rosto há 18 anos, para não interferir na água benta usada em seu batismo; ela e Etéria provavelmente tinham muita coisa em comum.
 
A autora
Vicki León
Resultado de imagem para vicki león
- A próxima postagem de “Mulheres Audaciosas da Antiguidade” vai falar de FABÍOLA, que viveu por volta do ano 390 d.C. Ela concentrou sua atenção e amor às pessoas indistintas do seu mundo: os pobres, os humildes e os sofredores. Andou com Jerônimo e seu bando de mulheres ricas ativistas. Ela se tornou Santa logo após a sua morte.
- Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Editora Rosa dos Tempos.
- As imagens aqui reproduzidas foram retiradas do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...