Aracaju/Se,

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mulheres da antiguidade - INNASHAGGA

Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
INNASHAGGA
Vicki León



Os sumérios adoravam freqüentar o tribunal, como evidenciam suas ações judiciais, disputas por propriedades e agravos. Uma mulher cujas batalhas jurídicas se aproximaram do heroísmo foi Innashagga, uma cidadã comum da Suméria há quarenta séculos. Mulher astuta que se iniciou na vida sozinha, ela dispunha de renda própria com a qual comprou uma casa. Os registros estabelecem claramente que essa propriedade era dela, porque, nessa época, Innashagga era casada com um indivíduo chamado Dudu (Sim, Dudu – de cada dois sumérios, um tinha este nome, que era equivalente a Jasão ou Miguel).

O casal tinha um filho que se chamava Ur-Eninnu; talvez ele fosse filho de outro casamento de Dudu. De qualquer modo (o que estranhamente alude o próprio tempo), o filho de Dudu não queria fazer nada. Imagine a cena do marido exasperado dizendo para sua esposa resignada: “Temos de fazer com que esse garoto saia de casa. Já sei! Ele pode morar na sua casa!”. Pronta a fazer qualquer coisa para manter a paz familiar, Innashagga deixou que Ur-Eninnu morasse em sua casa, até mesmo transferindo a escritura da propriedade para ele. Então Dudu morreu de repente e as coisas ficaram tensas. Innashagga tinha um escravo chamado Ninana, que lhe foi dado por seu marido. Após a morte de Dudu, seus herdeiros (quer dizer, seu filho indolente e outros) apareceram, reclamando a posse de Ninana e da casa. Eles até arrastaram testemunhas e um sacerdote da área para o Tribunal.

Enquanto isso, a sempre engenhosa Innashagga juntou suas próprias testemunhas para se queixar por ela, e a corte decidiu em seu favor. Não estando propensos a desistir, os herdeiros entraram então com uma reivindicação legal de propriedade dos filhos de Ninana, que também eram escravos. Innashagga não perdeu um minuto, Antes de caminhar afetadamente para fora da corte, ela libertou legalmente as três filhas de Ninana, deixando os pretensos herdeiros de Dudu arrasados.

(*) – Na próxima terça-feira, dia 10 de maio de 2011, você vai conhecer UR-NANSHE, uma sumeriana que viveu por volta do ano 2500 a.C. e que, além de cantar, também tocava lira e dançava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...