Aracaju/Se,

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mulheres da antiguidade - SHIBTU

Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
SHIBTU
Vicki León
Agora já podemos dizer: o memorando interno nasceu há mais de um milhão de dias em Mari, uma cidade de luxo situada na região superior do rio Eufrates. Esse reino dos primórdios da região da Suméria era famoso pelos seus tapetes e carroças de madeira de alta qualidade, seus magníficos cantores, suas cervejas com sabor de romã – e pela sua literatura. Rainha durante vinte anos e uma das estrelas da comunicação de Mari, Shibtu e seu marido Zimri-Lim deixaram uma montanha de cartas de amor, arquivos de funcionários e memorandos escritos em argila, oferecendo uma imagem íntima e vívida de suas vidas. Originária de Alepo (atual Síria), naquela época a fonte de influência da região, Shibtu era filha de um rei. Ela se casou com Simri-Lim com o objetivo de efetuar uma aliança política, após a qual seu pai ajudou seu novo marido a expulsar os assírios de Mari. Casamento arranjado ou não, Shibtu e Zimri-Lim obviamente tiveram sorte e desenvolveram entre eles o que chamamos de química, tanto física como intelectual.

Para segurar seu país recém-conquistado, Zimri-Lim passava muito tempo na estrada, recepcionando calorosamente e agradando aliados, anotando nomes e chutando traseiros, quando necessário. De volta ao palácio, Shibtu se tornava seu braço direito, auxiliar pessoal, confidente política e conselheira. Os dois se comunicavam quase incessantemente por meio de cartas. Não sendo o tipo de rainha de ficar presa ao palácio, ocasionalmente Shibtu se encontrava com ele em outras cidades, uma estratégia de negócios-com-prazer que pode ter mantido seu casamento na temperatura máxima.

O casal teve gêmeos e chegaram a ter dez filhas, mas a megamaternidade não fez com que Shibtu ficasse mais devagar. Uma horda de funcionários fazia relatórios para ela pessoalmente e por correspondência ou memorando. Shibtu também lidava com a tarefa de responder à correspondência do seu fã-clube, às cartas do tipo “tive um mau presságio num sonho”, à correspondência de pedidos e às notas queixosas de seus filhos à medida que cresciam até a idade adulta – mais ou menos. Entretanto, quando terminava as tarefas do dia, Shibtu simplesmente não conseguia se recostar e sorver ponches de vinho tinto gelados (outra das especialidades de Mari); ela tinha mais trabalho a fazer, supervisionando as atividades no complexo palaciano. Suas centenas de quartos, depósitos e pátios comportavam centros de produção de tecidos, couro e outros produtos de luxo; um mercado varejista; departamentos de recolhimento de impostos; docas e carregamento e de armazenamento e produtos importados e para exportação; uma escola de escrivãos; um templo; alojamentos residenciais para a família real e empregados do palácio; além disso, só os deuses sabiam quantos quartos eram usados para armazenar o excesso de documentos. A agenda de Shibtu também incluía elaborar tarefas de trabalho para os presos reais; medidas de segurança; fazer inventários; e lidar com problemas de pessoal, como os relativos a Ama-dugga, sua truculenta empregada. E ela ainda encontrava tempo para fazer pequenos presentes para Zimri e as crianças.

Shibtu e Simri-Lim construíram uma vida maravilhosa para si mesmos e para Mari; por décadas, sua diligência e diplomacia mantiveram afastada a agressão que avançava como um ciclone por toda a região, liderada pelo rei Hamurábi da Babilônia. Todavia, Hamurábi derrotou seus rivais um por um, finalmente ocupando Mari – o único local que impedia seu caminho para o Mediterrâneo – em 1695 a.C. Dois anos mais tarde, ele transformou em pó essa linda cidade, tão cheia de arte e de vida – ignorando o que hoje é o seu maior tesouro: as placas de argila que trazem Shibtu e sua família de volta à vida para nós.

(*) – Na próxima terça-feira, dia 21 de junho de 2011, conheça KIRU, uma das dez filhas da rainha Shibtu e do rei Simri-Lim, que viveu na Suméria, em Ilansura, onde se tornou sua prefeita, por volta do ano 1765 a.C.

A autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...