Aracaju/Se,

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mulheres da Antiguidade - AHOTEP

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
AHOTEP
Vicki León

Agora sabemos de onde veio o termo velha machadinha de batalha, uma expressão americana usada com tanta freqüência e carinho para se referir às sogras: da rainha Ahotep. Casada com seu irmão, Ahotep deu à luz Ahmose e mais tarde governou com ele em sociedade. A maternidade era legal, mas Ahotep adorava atividades militares: planejar batalhas e esmagar rebeldes eram tudo para ela. Em aproximadamente 1600 a.C., os egípcios estavam lutando contra invasores hicsos, sujeitos durões do norte que usavam carruagens puxadas por cavalos nas batalhas. Não estando disposta a ficar de fora do circuito, ela e o resto da família real apressadamente importaram cavalos e logo tinham suas próprias divisões de carruagens de guerra em Tebas, sua capital.

Entretanto, havia algo que a rainha Ahotep simplesmente não podia tolerar: militares desertores. Ela tinha um orgulho especial em persegui-los pessoalmente, e aplicar-lhes uma justiça terrível. Uma inscrição a seu respeito diz: “Ela cuidou dos soldados do Egito; trouxe de volta seus fugitivos e coletou seus desertores; pacificou o norte do Egito e expulsou seus rebeldes”. Pelos seus esforços, Ahotep recebeu por três vezes a fabulosa Ordem da Mosca de Ouro, um prêmio de valor. Cuidadosamente aconchegados em seu túmulo, os arqueólogos encontraram seu trio de troféus de 24 quilates, junto com uma machadinha cerimonial de batalha revestida de ouro, âmbar e incrustações.

(*) - No próximo domingo, dia 13 de novembro de 2011, você vai conhecer HETEFERES, mãe do faraó QUÉOPS, famoso por ter construído a Grande Pirâmide em Gize, perto do Cairo. Ela gostava de usar chinelos de pele de gazela e dúzias de pulseiras de prata de tornozelo com pequenas libélulas de malaquita. O pior de tudo é que após a sua morte, ladrões desapareceram com a sua múmia e com todos os seus bens levados para o túmulo.

(**) - Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".

A autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...