Aracaju/Se,

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mulheres da Antiguidade - Jael

Isto é história
Mulheres Audaciosas da Antiguidade
JAEL

Vicki León
 
Os locutores das olimpíadas teriam adorado Jael; eles poderiam dizer: “Ela realmente acabou com aquele ali”, e estariam sendo literalmente corretos. Jael, casada com um quenita, vivia uma vida de nômade – cuidando de cabras, evitando cobradores de impostos e mantendo uma distância amigável tanto dos cananeus quanto dos israelitas. Estando só uma tarde, ela não pôde evitar de notar gritos distantes de agonia e o ruído de flechas batendo de encontro a armaduras, misturados com os ruídos de uma tempestade. Logo em seguida, um soldado enlameado apareceu à sua frente e lhe suplicou por um gole d’água – era o general Sísera, aparentemente forçado por Débora e os israelitas. Raciocinando furiosamente, Jael serviu-lhe uns tira-gostos em seu melhor jogo de Tupperware, dizendo: “Você teve um dia ruim não é – quer usar a barraca?” O general aceitou a oferta pressurosamente e logo estava tirando uma soneca, sem jamais considerar que Jael poderia estar no time de Debi, politicamente falando. Jael pegou uma marreta e uma estaca, e antes que se pudesse soletrar Sísera, pregou-lhe a estaca atravessando sua têmpora. Deixou a barraca uma sujeira, mas que vitória ela conseguiu por esse preço. Pouco tempo depois, Débora imortalizou sua irmã secreta em “A canção de Débora e Barak”.

- A próxima postagem de Mulheres Audaciosas da Antiguidade vai falar de ATALIA, filha de Jezabel e Acab, rei de Israel. Casada com Jorão, rei da Judéia e, após a sua viuvez, tornou-se rainha de Jerusalém, onde aproveitou para assassinar os seguidores da Casa de Davi.
– Do livro “Mulheres Audaciosas da Antiguidade”, título original, “Uppity Women of Ancient Times”, de Vicki León, tradução de Miriam Groeger, Record: Rosa dos Tempos, 1997.
- Todas As imagens foram extraídas do Google.


Vicki León
a autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...