Aracaju/Se,

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mulheres da Antiguidade - ADAD-GUPPI

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
ADAD-GUPPI
Vicki León
Às vezes a duração de noventa anos para uma vida é simplesmente demais. Tome como exemplo Adad-Guppi, que viu os judeus chegarem à Babilônia para iniciar seu exílio; presenciou a era dourada da cidade e do rei-constrtutor Nabucodonosor; e, por fim, testemunhou o canto do cisne do controle local na Mesopotâmia, presidido por seus igualmente inéptos filho e neto. Ela era originalmente procedente de Harran, uma cidade do norte famosa por sua devoção a Sin, o deus da lua. Sacerdotisa de profissão, criou seu filho Nabonido como um devoto seguidor. Os dois acabaram se estabelecendo na Babilônia, a Nova Iorque de seus dias, onde Adad-Guppi conseguiu um emprego na corte para seu filho sem juízo. Em 555 a. C., agora com seus sessenta anos, Nabonido finalmente se tornou rei. Talentoso para restaurar objetos, ele não tinha qualquer aptidão para a política. O que é pior, ele deixou a Babilônia nas mãos do filho Belsazar, popular como a praga, enquanto se isolava no deserto por uma década (a essa altura sua mãe estava retorcendo as mãos). De tempos em tempos, a Babilônia recebia uma trégua. Quando os deveres militares chamavam Belsazar para longe, vovó Guppi provavelmente ocupava o cargo para dirigir as coisas. Mas a verdadeira ruína política de Nabonido resultou de sua devoção. Ele tentou estabelecer o bom e velho culto de Harran ao deus da Babilônia, enquanto cortava os fundos financeiros dos sacerdotes de Marduk, o deus mais importante da cidade. Esta receita de desastre fez com que fosse sopa para Ciro, o rei persa, fazer seu trabalho de dentro. Em 539 a.C., ele tomou a cidade sem derramar sangue. Adad-Guppi não viveu para presenciar este acontecimento deprimente. Morreu em torno de 547 a.C., e foi enterrada com honras de rainha em Harran.

*No próximo domingo, dia 21 de agosto de 2011, você vai conhecer ENNIGALDI, uma mulher que exerceu três carreiras em sua existência: diretora de museu, administradora escolar e suma sacerdotisa. Ela era filha do último rei babilônico, Nabonido e neta de Adad-Guppi.

(**) - Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...