Aracaju/Se,

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mulheres da Antiguidade - TÔMIRIS

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
TÔMIRIS
Vicki León

Rainha Tômiris

Em 550 a.C., o rei Ciro, o Grande, da Pérsia havia talhado um gigantesco império do mar Mediterrâneo à Índia, e sua temporada de sorte fez com que ele acreditasse em seu próprio estilo de relações públicas. Depois de dar uma surra nos assírios, ele procurou ao seu redor por um oponente ainda pior. Todos concordaram: esses seriam os massagetas, nômades de origem cita que viviam entre os rio Araxes e o mar Cáspio. Sua líder, Tômiris, governava como rainha e comandante suprema do temível exército massageta, junto com seu filho adulto, Spargapises, como segundo no comando.



No início, Ciro tomou a viúva Tômiris por uma tola. Ele acampou seu exército às margens do rio e lhe enviou uma proposta de casamento. Enquanto isso, suas tropas estavam o tempo todo ocupadas construindo pontes por sobre as águas. Sabendo que o rei persa estava louco para possuir suas terras e não seu corpo, Tômiris respondeu com uma polidez mordaz: “Ciro, meu conselho é que você esqueça dos massagetas – apenas governe seu povo e tente aceitar a imagem de minha pessoa governando o meu povo.” Ela fez uma contraproposta, sugerindo que ambos os exércitos recuassem do rio enquanto os lideres se encontravam para negociar.
Rei Ciro da Pérsia
 Ciro e seus oficiais estavam inclinados a aceitar a idéia, mas isso não aconteceu com o súdito e velho amigo Creso, um rei podre de rico da Ásia Menor que já havia apanhado dos persas. Ele jogou a cartada mortal do “macho banana”: “Você está falando ignomínias aqui, Ciro, dando terreno para uma mulher.” Creso propôs uma armadilha: monte um acampamento no território inimigo e use como isca umas poucas tropas insignificantes e um banquete repleto de comida e de potente vinho persa para os rapazes massagetas, que eram conhecidos por comer qualquer coisa e não estarem acostumados ao álcool (Nas festas nômades, eles jogavam um tipo de fruta no fogo cuja fumaça supostamente os deixava ligadões). Tômiris designou um terço de suas tropas para seu filho, que caiu sobre o acampamento, massacrou os persas e atacou a isca, logo ficando saciado e bêbado. Foi então uma sopa para as tropas de Ciro matarem os massagetas e aprisionarem seu filho. Quando ela recebeu a noticia, detonou outro bilhete: “Que golpe baixo, Ciro. Devolva meu filho e saia de minhas terras – ou eu juro que lhe darei mais sangue do que até mesmo você poderá beber.” No acampamento persa, o filho de Tômiris pediu que lhe retirassem as cadeias. Antes que eles percebessem, o garoto havia cometido suicídio. Agora sua mãe tinha ainda maiores razões para estar fervendo.

Spargapises preso por Ciro
 Com Tômiris no comando, os massagetas atacaram o exército maior de Ciro, primeiro com arcos e flechas, depois lutando corpo a corpo com lanças e punhais de bronze. Ao final de uma das batalhas mais violentas que o mundo já presenciara, mais de 200 mil persas, inclusive Ciro, jaziam mortos. Ao final daquele longo e sangrento dia, as tropas de Tômiris procuraram pelo corpo do rei. Quando eles se aproximaram dela com o cadáver, Tômiris encheu uma pele de cabra com sangue humano. Empurrando a cabeça do rei desdenhosamente de encontro a ela, disse: “Ainda está sedento pelo sangue dos citas, Ciro? Vamos – beba tudo a que tem direito.”

(*) - No próximo domingo, dia 4 de setembro de 2011, você vai conhecer ATOSSA, uma criança superestrela, filha de Ciro, rei persa, que teve três casamentos, sendo dois com os próprios irmãos, Cambises II e Dario. Ao lado do seu marido e irmão, Dario, governou a Pérsia por trinta e cinco anos. Construiu Susa, a nova capital do que tinha sido a Babilônia.

(**) - Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".


A Autora
Vicki León



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...