Aracaju/Se,

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mulheres da Antiguidade - ATOSSA

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
ATOSSA
Vicki León

Possivel escultura
da rainha Atossa

Uma criança superestrela, Atossa era a filha do megamonarca Ciro, que chamavam de “o Grande”, mesmo depois que ele foi morto em batalha por uma mulher, a rainha guerreira cita Tômiris (fico imaginando como os relações-públicas do rei conseguiram inverter isso).

Como os egípcios, os persas não viam nada demais no casamento entre irmão e irmã, e em outras alianças incestuosas interessantes. Sendo o tipo de garota de cobrir todas as bases, Atossa casou primeiro com seu irmão bêbado Cambises II, que se tornou rei quando o pai passou dessa para outra. Esse turno marital foi seguido de uma mininúpcia com um indivíduo ambicioso da realeza que se intitulava o pseudo-Smerdis. Quando as cabeças rolaram outra vez, o que elas faziam com uma freqüência aflitiva nos sweepstakes da sucessão persa, Atossa casou com seu outro irmão, Dario.

Dario
Logo após o casamento número três, a rainha desenvolveu um tumor no seio, que supurou e se espalhou até que ela ficou seriamente enferma; seu médico plantonista, um escravo grego, garantiu que a curaria – mas somente se ela convencesse seu marido e deixá-lo voltar para casa. O médico resolveu o problema, portanto Atossa retribuiu convencendo Dario a mandar um grupo numa missão de espionagem, com o bom doutor como guia.

Susa
Agora com uma nova vida, Atossa, como co-regente, ajudou Dario a governar por trinta e cinco anos. Eles construíram Susa, a nova capital do que tinha sido a Babilônia, e um palácio espalhafatoso em Persépolis, num lugar lindo de morrer. Na política real, Atossa passou a ter o voto principal em relação a quem seria o sucessor de Dario – e ela escolheu seu filho mais velho, Xerxes. Ela pode não ter feito um grande favor a ele: Xerxes (mesmo com suas tropas de grande reputação, com 2 milhões e 600 mil homens) foi abatido na grande e mortificante derrota na guerra greco-persa de 480-479 a. C.

(*) - No próximo domingo, dia 11 de setembro de 2011, você vai conhecer HIPSICRATÉIA, uma doçura de cabelos dourados que se casou com o irritável Mitridates. Além de fazer amor e guerra, outro hobby preferido era lidar com veneno e testar as suas toxinas em criminosos.

(**) - Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".

A Autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...